Por que você nunca deve tomar mais do que a quantidade recomendada de vitamina C?

de Redação Jornal Ciência 0

Se você toma suplementos de vitamina C, saiba que é importante dar uma olhada na dosagem. Algumas pessoas estão exagerando graças a conselhos equivocados na internet e desenvolvendo efeitos colaterais como náuseas, dores de cabeça ou azia — e, em casos extremos, cálculos renais dolorosos.

Na semana passada, uma influenciadora digital do TikTok, que está lutando contra o câncer de cólon, compartilhou que desenvolveu cálculos renais depois de tomar doses muito altas de vitamina C em um esforço para aumentar sua imunidade e combater o câncer.

De acordo com o The Huffington Post, ela disse que estava ingerindo 50 g de vitamina C por dia, o que equivale a impressionantes 50.000 mg. A título de comparação, a ingestão diária recomendada para mulheres é de apenas 75 mg.

Depois de ver o vídeo, a Dra. Ashley Winter, médica urologista e diretora da Odela Health, postou no Twitter suas explicações sobre o uso exagerado da vitamina C que pode ter sérias consequências.

“Excesso de vitamina C em sua dieta não faz nada para o seu sistema imunológico porque você o descarta fazendo xixi. E no seu xixi, a vitamina C vira oxalato, que é uma das maiores causas de pedras nos rins! Você está literalmente seguindo uma maldita receita para ter pedras nos rins”, disse a Dra. Winter.

As necessidades de suplementos podem variar entre homens e mulheres e pela idade, por isso é melhor conversar com um médico para descobrir o que é melhor para você, em vez de partir do pressuposto de que você precisa de mais vitamina para sua saúde. E no caso da vitamina C, pode haver exagero.

A vitamina C é solúvel em água, podendo ser encontrada em diversas frutas, especialmente as cítricas (como laranja e limão), vegetais crucíferos (couve-flor, couve, repolho, rúcula, agrião…) e batatas. Desempenha papel importante no crescimento da nossa pele, ossos e tecido conjuntivo.

Ela também é um poderoso antioxidante, o que significa que protege nossas células dos danos dos radicais livres. Em uma dose normal, que é de 75 mg por dia para mulheres e 90 mg por dia para homens (em média, podendo variar), a vitamina C suporta a função imunológica saudável.

Pouca vitamina C pode causar problemas como hematomas e cabelos secos e quebradiços. Deficiências graves e extremas de vitamina C causam escorbuto, uma doença que pode levar à fadiga, anemia e dores nas articulações, além de sangramento nas gengivas e dentes soltos. Mas, é muito raro encontrar casos de deficiência, já que o consumo é estimulado, sendo encontrada facilmente em qualquer farmácia.

Tomar vitamina C em excesso pode ter consequências sérias. Por ser solúvel em água, ela não é armazenada em seu corpo. Seu rim processa e você faz xixi, disse a Dra. Winter. Isso significa duas coisas: Grandes quantidades de vitamina C não farão nada pela sua saúde e, à medida que seus rins processam excesso de vitamina C, o oxalato, uma das principais causas de cálculos renais, se forma e se acumula.

“Com o tempo, esse oxalato pode cristalizar e se transformar em cálculos renais. Seus rins terão que trabalhar horas extras e haverá consequências para a saúde, acrescentou”, explicou a Dra. Winter.

Alguns dos sinais mais leves de que você pode estar ingerindo muita vitamina C incluem problemas gastrointestinais, como náusea, diarreias, azia e vômito. Além disso, quanto maior a dose, maior o risco de pedras nos rins.

Os cálculos renais podem bloquear o fluxo de urina para fora dos rins e ser incrivelmente dolorosos. Enquanto algumas pessoas podem expelir cálculos renais naturalmente, outras precisarão de cirurgia para se recuperar. Em casos graves, muita vitamina C pode até levar à insuficiência renal.

A nutricionista clínica Dra. Dana Ellis Hunnes, professora da Universidade da Califórnia acrescentou ainda que altas doses de vitamina C não ajudam à saúde como as pessoas pensam.

Dra. Hunnes disse que as pessoas geralmente procuram ser saudáveis ​​ou “mais saudáveis” e os suplementos são normalmente comercializados como uma maneira relativamente barata de conseguir isso.

Embora vitaminas e minerais sejam essenciais para várias funções do corpo, é importante não se deixar levar. “Só porque um pouco de algo é bom, não significa que muito seja melhor”, disse ela.

A Dra. Winter salientou que começou a ver um aumento no número de pacientes que tomavam quantidades extremas de suplementos, como a vitamina C, durante a pandemia, quando muitas pessoas procuravam maneiras naturais de fortalecer seu sistema imunológico.

Os dados mostram que as vendas de vitamina C dispararam em 2020. Você encontra produtos com vitamina C em todos os lugares, com muitos rótulos alegando melhorar sua saúde ou aumentar seu sistema imunológico.

Apesar da ampla popularidade e acessibilidade de tais produtos, não há realmente nenhuma evidência convincente para apoiar a crença de que altas doses de vitamina C façam algo pelo seu sistema imunológico, explicou a médica.

Então, quanta vitamina C você deve tomar?

A maioria das pessoas obtém vitamina C mais do que suficiente consumindo frutas e vegetais ou tomando qualquer multivitamínico e não precisa tomar nenhum suplemento de vitamina C adicional, disse a Dra. Winter.

Comer frutas e vegetais é a melhor maneira de obter sua dose diária. Esses alimentos não são apenas uma boa fonte de vitamina, mas o cálcio neles ajuda a inibir a produção cálculos renais, de acordo com a Harvard Health.

Dito isto, os suplementos de vitamina C são recomendados para certas condições de saúde que causam problemas de má absorção intestinal ou para neutralizar os efeitos colaterais de alguns medicamentos, como a metenamina. Mesmo nessas situações, que devem ser monitoradas de perto por um profissional de saúde, uma pessoa provavelmente não precisaria de mais do que um suplemento de 500 mg.

Se você tiver dúvidas sobre a quantidade certa de vitamina C para suas necessidades, procure um médico especialista, como um nutrólogo. O limite superior para adultos é de 2.000 mg por dia, mas isso não significa que vale a pena chegar perto do limite. 

Fonte(s): HuffPost Imagem de Capa: Reprodução / Pearl Chemist Group Foto(s): Divulgação

Jornal Ciência