4 suplementos comuns que podem ser perigosos à saúde e que deveriam ser evitados, explica médico

O Dr. Charles Puza, médico de Harvard famoso nas redes sociais por suas dicas de saúde, alerta sobre os riscos dos suplementos de Vitamina A, Vitamina E, Ferro e Biotina e explica a importância de obter esses nutrientes diretamente dos alimentos.

de OTTO HESENDORFF 0

A indústria de suplementos está em constante expansão: hoje você pode encontrar no mercado uma pílula ou comprimido para quase tudo, mas a maioria dos suplementos não é isenta de riscos.

Na verdade, suplementos bastante comuns como vitaminas, podem causar doenças e efeitos colaterais graves quando tomados em excesso, sem necessidade clínica ou sem prescrição e orientação de um médico e/ou nutricionista.

Recentemente, o Dr. Charles Puza, dermatologista de Nova York, usou as redes sociais para destacar 4 suplementos que ele acredita que as pessoas devem evitar por serem “realmente perigosos”.

Segundo ele, a Vitamina A, Vitamina E, Ferro e Biotina são geralmente melhores quando vêm diretamente dos alimentos que você consome, ao invés de suplementos. Conheça abaixo os riscos específicos de cada um.

1. Vitamina A pode danificar seu fígado

O Dr. Charles alertou sobre a crença popular de que suplementos de Vitamina A fazem maravilhas para pele e olhos como se não existissem consequências. “As pessoas pensam que ela melhora a pele e os olhos, mas pode se acumular em seu corpo e causar danos ao fígado”, advertiu.

Embora a Vitamina A seja essencial para manter a pele e a visão saudáveis, quantidades excessivas provenientes de suplementos podem levar à toxicidade, afetando o fígado e causando uma série de problemas de saúde como pressão alta e vômitos.

2. Vitamina E está ligada ao câncer

Abordando o fato de que muitas pessoas tomam suplementos de Vitamina E por suas propriedades antioxidantes, o Dr. Charles surpreendeu: “As pessoas adoram Vitamina E por seus efeitos antioxidantes, mas ela tem sido realmente associada a taxas mais altas de câncer”, disse.

Embora antioxidantes sejam geralmente elogiados por sua capacidade de combater radicais livres e o estresse oxidativo, alguns estudos sugerem que altas doses de Vitamina E podem realmente aumentar o risco de certos tipos de câncer.

Além disso, doses elevadas podem gerar fraqueza muscular, fadiga, náuseas e diarreia, além de aumentar o risco de hemorragias.

3. Ferro pode prejudicar seu coração

O ferro é um mineral essencial crucial para o transporte de oxigênio no sangue. No entanto, o Dr. Charles alertou contra a suplementação com ferro sem orientação adequada de um profissional da saúde. “A menos que seu médico receite e mande você tomar ferro, isso pode realmente danificar seu coração”, enfatizou.

Ferro em excesso no sangue pode provocar ferrugem nos órgãos, podendo atingir o fígado e causar cirrose, o pâncreas e gerar diabetes, o coração levando a insuficiência cardíaca, desregular glândulas diversas no corpo etc.

Portanto, é vital consultar um profissional de saúde antes de incorporar suplementos de ferro à sua rotina. Há muitos alimentos ricos em ferro que podem ser consumidos sem necessidade de suplementos.

4. Biotina pode interferir em exames laboratoriais

Muitas pessoas recorrem a suplementos de biotina na busca por cabelos e unhas mais saudáveis. No entanto, Dr. Charles deu um aviso: “Ela pode interferir nos seus exames laboratoriais, e você realmente não precisa suplementar com isso para o seu cabelo e unhas”, afirmou.

De fato, a biotina é conhecida por seu papel em promover cabelos e unhas mais bonitos, mas o consumo excessivo de biotina pode distorcer os resultados dos exames laboratoriais, levando a diagnósticos errados. Além disso, o excesso provoca diarreia, náuseas e problemas de pele como a acne cística.

Embora suplementos vitamínicos e minerais possam oferecer nutrientes valiosos, é sempre crucial estar ciente de seus riscos e consultar profissionais de saúde antes de incorporá-los à sua rotina.

Fonte(s): SheFinds Imagem de Capa: Reprodução / Freepik

Jornal Ciência