Especialista explica por que é importante manter a casca dos legumes

de Julia Moretto 0

Tirar a casca dos legumes pode ser a parte mais demorada e tediosa de qualquer refeição. Mas de acordo com especialistas em saúde, o que jogamos fora é realmente uma das partes mais saudáveis ​​de nossos alimentos.

O jornal britânico Daily Mail falou com a nutricionista Mary Jane Detroyer sobre descascar ou não nossos legumes. De acordo com Detroyer, existem várias razões para deixar a pele, e o principal motivo é o que você está provendo ao seu corpo.

A casca de produtos como batatas, cenouras, pepinos, têm abundância de benefícios para a saúde. “A pele tem muita fibra insolúvel, especialmente quando é colorida”, disse Detroyer. “Na maioria das vezes, a maioria dos nutrientes do vegetal está na pele”.

Um exemplo é pepinos, a casca contém a maioria de seus antioxidantes, bem como a maioria de sua vitamina K. Já a pele de uma batata possui mais nutrientes, como ferro, cálcio, potássio, magnésio, vitamina B6 e vitamina C.

Ela também acrescentou que a casca de legumes contém antioxidantes que lutam contra os radicais livres.

Os radicais livres são grupos de átomos que podem causar danos ao corpo quando produzidos em excesso, como doenças cardíacas. Vitaminas C e E protegem o corpo contra os efeitos destrutivos dos radicais livres, neutralizando-os.

Além disso, vegetais mais coloridos, como cenouras e pimentas têm cascas com antioxidantes, anti-inflamatórios e propriedades de promoção da saúde do fígado.

Um medo comum que faz com que as pessoas descasquem os legumes, de acordo com Detroyer, é a quantidade de herbicidas e pesticidas. Mas isso pode ser resolvido com uma boa lavagem.

“Muitas pessoas pensam que têm de esfregar seus vegetais com água e sabão para remover produtos químicos, mas se lavá-los só com água, você vai se livrar da sujeira”, disse ela.

Porém, há algumas casas que a nutricionista prefere remover, como a das cenouras, porque elas “mudam a textura”. Ainda assim, Detroyer disse que não pode pensar em um vegetal em particular que tenha efeitos nocivos quando sua pele é mantida.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / YouTube

Jornal Ciência