Olhos vermelhos após banhos de piscina? A culpa não é do cloro! Surpreenda-se com o motivo!

de Merelyn Cerqueira 0

Durante as épocas mais quentes do ano é comum as pessoas visitarem piscinas (sejam elas públicas ou particulares) para aliviar o calor.

Mas, basta apenas alguns minutinhos em contato com a água para que os olhos comecem a ficar vermelhos. Apesar de você ter ouvido por aí que isso acontece por causa do cloro usado no tratamento e conservação da água, de acordo com pesquisadores norte-americanos, o grande vilão, na verdade, é o xixi.

De acordo com Michael Beach, diretor associado do Centro Americano de Controle de Doenças (CDC), o ardor repentino que sentimos é causado por uma mistura de cloro, urina e suor.

“O que irrita os olhos em piscinas geralmente é cloro combinado com subprodutos da excreção. Estes subprodutos são o resultado da mistura de suor, urina (o principal culpado) e outros resíduos do organismo”, disse.

Algumas pessoas, principalmente as que cuidam da manutenção de piscinas de uso público, chegam até a espalhar um rumor sobre a presença de um certo produto que, quando entra em reação com a urina, faz com que ela mude de cor e seja evidenciada pela água.

Contudo, de acordo com Beach, essa história não passa de uma mentira para que as pessoas evitem fazer xixi na piscina – já que é um hábito que, apesar das pessoas não admitirem, é absolutamente comum.

Além disso, de acordo com informações publicadas pelo R7, uma pesquisa recente relevou que as substâncias presentes na urina (ureia e ácido úrico) são capazes de criar dois gases tóxicos que podem prejudicar pulmões, coração e sistema nervoso central.

E não termina por aí, ao que tudo indica, tem gente que ainda libera vestígios de fezes na água. Dessa forma, e correndo o risco de afirmar o óbvio, Beach aconselha que essas pessoas “não nadem quando estiverem com diarreia”, o que liberaria bactérias e microrganismos prejudiciais das fezes na água.

Fonte: R7 / Galileu Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência