Não use papel higiênico para se limpar após ir ao banheiro, pedem especialistas. Entenda o motivo!

de Merelyn Cerqueira 0

Embora o papel higiênico seja considerado um dos itens mais importantes do banheiro se não o mais importante especialistas estão alertando sobre a ineficácia do produto e riscos de saúde associado ao uso, de acordo com informações do jornal inglês Independent.

Enquanto países como Japão, Itália e Grécia geralmente usam os antigos bidês para a higiene íntima, outros como EUA, Grã-Bretanha, Austrália e Brasil, normalmente contam com o papel higiênico para fazer esse tipo de trabalho — o que não é aconselhável pelos especialistas.

No entanto, médicos alertam que a limpeza usando apenas papel higiênico poderia deixar pedaços de fezes — fragmentos ou uma verdadeira “película” — para trás ou causar problemas como fissuras anais e infecções do trato urinário, se usado excessivamente ou de modo incorreto.

Na verdade, uma grande parcela dos médicos especialistas em proctologia não concorda com o uso do papel.

“Acho desconcertante que milhões de pessoas andem por aí com o ânus sujo enquanto pensam que estão limpas”, disse Rose George, autora de The Big Necessity: The Unmentionable World of Human Waste and Why It Matters (“A Grande Necessidade: O Mundo Inominável do Resíduos Humano e Por Que é Importante”, em tradução livre), em declaração à imprensa.

Ainda segundo ela: “O papel higiênico se move, espalhando, mas não remove”. Segundo Rose, uma alternativa ao papel seco são os lenços umedecidos, que normalmente são usados para higienizar bebês.

O uso do papel higiênico pode favorecer o aparecimento de crises de hemorroidas. Foto: Reprodução / Shutterstock

Embora a sugestão pareça bizarra, muitas pessoas estão de acordo, inclusive o ator Will Smith, que elogiou os lenços umedecidos como “especiais e incríveis”, não tendo vergonha de falar sobre o assunto publicamente.

No Brasil, algumas marcas tentaram introduzir esta alternativa em uma versão dos lenços umedecidos para adultos, com maior poder de limpeza, mas poucas pessoas aderiram ao hábito e tornou-se bastante difícil encontrá-lo nos supermercados e drogarias.

Na prática, a ideia das indústrias de papel higiênico em inovar, infelizmente, “não pegou”. Muitos estranham o novo comportamento. Outros, acham que o preço é caro em relação ao velho e bom papel higiênico de sempre.

O debate sobre este comportamento foi tão longe que o rapper norte-americano, William James, famoso por integrar o grupo Black Eyed Peas, deu entrevista à Elle Magazine, propondo uma experiência que todos podem fazer em casa para comprovar sua teoria sobre a eficácia dos lenços para convencer que todos abandonem o papel higiênico:

“Jogue um pouco de chocolate líquido em um chão de madeira e em seguida tente limpá-lo com papel higiênico. Vai ficar chocolate no rejunte. É por isso que você precisa usar lenços umedecidos”, fazendo alusão sobre o fato do papel não limpar de verdade, mas sim espalhar as fezes e deixar resquícios.

Contudo, a questão da limpeza não é a única a ser considerada quando o assunto é uma alternativa ao uso de papel higiênico.

De fato, a limpeza agressiva promovida pelo papel pode causar fissuras anais dolorosas, que podem levar de 8 a 12 semanas para cicatrizarem. Uma limpeza agressiva com papel, também pode ser prejudicial para quem possui hemorroidas, desencadeando crises e sangramentos.

A região anal não é lisa, como boa parte do corpo. Seu formato é enrugado e muitas pessoas possuem excesso de pele ao redor do ânus que são chamados plicomas — o que só dificulta uma boa higiene do órgão.

Outro risco envolvido é a possibilidade de infecção do trato urinário nas mulheres. Se elas se limparem de trás para frente, acabam puxando as bactérias do ânus para a região urinária o que pode contaminar a vagina e a uretra, gerando infecções e problemas de saúde recorrentes.  

Como tal, uma alternativa para evitar isso é, além do lenço ou pano umedecido, o uso do bidê que já não é mais tradicional nos tempos atuais no Brasil e é mais fácil que nossas avós conheçam o termo.

Foto de uma laranja exemplificando as dobras anais onde se acumulam resquícios de fezes. Foto: Reprodução / Shutterstock

Mas, como substituto do antigo bidê, temos a ducha higiênica, que possui maior poder de limpeza, sendo mais higiênico e adequado para retirar resquícios fecais.

Apesar de não ser muito popular, seu preço é relativamente acessível e fácil de ser instalada. Com regulagem da pressão de forma adequada, é possível limpar a região anal com eficiência, sem machucar.

Isso ajuda a preservar a saúde da região e evitar doenças proctológicas que, em geral, causam muita dor.

Neste caso, o papel higiênico entra neste cenário como um coadjuvante, podendo ser usado apenas para secar a área após a limpeza com o jato de água.

Seria recomendado também levar consigo um pacote de lenços umedecidos. Eles seriam os mais indicados para serem usados em ambientes onde não existe a ducha, evitando assim o uso do papel higiênico.

Uma alternativa para quem não possui a ducha ou o lenço no momento que “a coisa aperta” seria passar o papel higiênico levemente molhado. Isso permitiria uma melhor limpeza com mais eficácia e suavidade.

Os médicos são ainda mais enfáticos quando o assunto é papel higiênico perfumado ou colorido. Os corantes ou os perfumes utilizados podem provocar problemas na pele do ânus, como irritação, coceira e processos alérgicos.

Fonte: Independent Foto: Reprodução / Daily Express

Jornal Ciência