Conheça a forma de limpar o bumbum de cada cultura

de Julia Moretto 0

Desde criança aprendemos a maneira correta de limpar o bumbum e depois disso, não temos mais dificuldade alguma.

Mas o que poucas pessoas sabem é que não existe uma maneira 100% correta de se higienizar, pois ela varia de cultura para cultura.

O próprio papel higiênico, inventado por Joseph Gayetty, é um advento recente – desde 1883. Mas nem sempre o papel foi a saída para limpar o bumbum.

Alguns meios mais “naturais” eram usados como folhas, sabugos de milho, conchas e pedras. Já outras culturas pensavam em materiais sintéticos, como tecido e até mesmo de varas.

papel-higienico-colorido

Em alguns continentes ainda é comum encontrarmos o bidê nos banheiros. No Japão, a tecnologia evoluiu tanto que incorporaram em apenas uma peça o vaso e o bidê. 

Já no Oriente Médio, a tradição é manter um balde com água ao lado do vaso para lavar as mãos. Isso acontece porque é comum usar a mão esquerda para tirar o excesso de fezes. Dessa forma, nunca se deve cumprimentar alguém com essa mão.

Por mais estranha que essa técnica possa parecer, saiba que ela faz muito bem ao planeta. Isso porque a quantidade de água e energia necessária para fabricar um rolo de papel higiênico é muito maior do que a necessária para simplesmente se limpar com a água.

Em qualquer cultura é importante saber que a pele ao redor do seu ânus é bastante sensível e por isso o local não deve conter umidade ou restos de fezes.

Fonte: AtlasObscura Fotos: Reprodução / AtlasObscura

Jornal Ciência