Papel higiênico aromatizado e colorido pode fazer mal à saúde

de Julia Moretto 0

Atualmente existem diversos modelos de papel higiênico, com cores e perfumes variados para chamar atenção do consumidor. Essas características influenciam diretamente no preço do produto.

Mas de acordo com especialistas, a fragrância e a cor do material devem ser os principais parâmetros que devemos analisar na hora de escolher qual comprar. Em 1987, a Food and Drugs Administration dos Estados Unidos proibiu o uso de cores e aromas específicos na indústria farmacêutica. Isso porque após alguns testes, descobriram que adicionar essas características poderia causar tumores.

Outra questão polêmica envolvendo o produto é a ligação entre infecções fúngicas e o uso do papel higiênico. Por esse motivo, os ginecologistas sempre perguntam se a higienização é feita com esse produto.

A tonalidade do papel higiênico pode influenciar o sistema reprodutivo das mulheres e se a sua utilização aumenta, há risco de câncer cervical. Já o uso do papel higiênico perfumado pode causar inchaço e coceira na área retal. Vestígios de sangue nas fezes é o sinal mais comum de câncer de cólon.

Segundo os especialistas, até mesmo o papel higiênico branco pode causar perigo à saúde: algumas marcas clareiam o material com cloro, adicionando toxinas perigosas que podem causar diversos problemas.

Naturaleza Belleza y Salud ] [ Foto: Reprodução / Naturaleza Belleza y Salud ]

Jornal Ciência