Drauzio Varella alerta que homens devem secar pênis com papel após urinar

de Merelyn Cerqueira 0

Para muitas mulheres esse é considerado um hábito essencial, pois trata-se de uma questão de higiene e saúde da região íntima. 

No entanto, a grande maioria dos homens não possui esse mesmo nível de cuidado (ou preocupação), assumindo que só a lavagem de praxe é suficiente.

Dessa forma, de acordo com o médico Drauzio Varella, os homens deveriam ter essa mesma atenção. Ele alertou para o fato de que os homens, principalmente os que têm o prepúcio longo (pele que recobre a glande), devem secar o pênis após urinar.

Até mesmo os circuncidados devem ter esse cuidado, de acordo com o médico. Isso porque, um pouco de urina sempre fica na uretra, o que, posteriormente, acabará vazando para a cueca. Assim, em contato constante com a pele, essa urina poderá ser fonte de inflamações e até mesmo infecções.

Essa falta de cuidados pode resultar em diversas complicações, tal como a balanite – uma inflamação da pele que recobre a glande – e até mesmo câncer de pênis. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse tipo de câncer não é incomum, levando a mais de 1.000 amputações por ano no Brasil.


Em 2009, foram relatados 4.637 novos casos de tumores penianos. “No Maranhão, por exemplo, há mais casos de câncer de pênis do que de próstata. Lá, um caso surge a cada 16 dias, e muitos chegam à amputação”, revelou o site do Dr. Drauzio. 


Contudo, a higiene adequada não é feita apenas ao urinar. Durante o banho o homem deve lavar a região com cuidado. 

Para isso, é preciso encolher o prepúcio, lavar em volta da glande e retirar todo o esmegma acumulado na região – secreção branca composta por células epiteliais descamadas e óleos e gorduras produzidas pelas glândulas do pênis. Dessa forma, além de evitar o mau odor, a limpeza ajudará prevenir as diversas complicações.

Fonte: Diário de Biologia / Bolsa de Mulher / Drauzio Varella Foto: Reprodução / Diário de Biologia 

Jornal Ciência