Malformação Cloacal: Mulher engravida por meio de sexo anal e deixa médicos intrigados; condição é raríssima

de Merelyn Cerqueira 0

Não há dúvidas de que a educação sexual procura ensinar, preparar e até mesmo a derrubar alguns mitos de possibilidade de gravidez, como se sentar no assento do vaso sanitário, por exemplo.

No entanto, um caso bastante raro intrigou os médicos porque para toda regra, quase sempre, há uma exceção. O relato foi feito pelo médico urologista Dr. Brian Steixner, para a revista Men’s Health.

Ele citou um fenômeno clínico, até então impensável: uma mulher que concebeu uma criança por meio de penetração anal. O Dr. Steixner não pôde dar mais detalhes sobre a paciência para que não fosse identificada.  

À época, o diagnóstico feito por ele era de uma condição médica raríssima chamada “malformação cloacal”. Um problema presente no nascimento e que afeta apenas meninas. 

Logo no início da gestação (5 a 6 semanas), o reto, uretra e a vagina, não conseguem se separar em tubos diferentes. Isso significa que as fezes e urina escorrem por uma abertura de canal único no períneo — região onde, normalmente, o ânus e a vagina estão localizados.

É um fenômeno tão raro que ocorre em 1 a cada 50.000 nascimentos e pode estar associado a outras malformações congênitas e, geralmente, não é tão grave ou notório, como no caso desta paciente.

Normalmente, é tratado com cirurgia para a criação de três canais diferentes. Isto é, para fornecer a criança a função normal do intestino, controle da bexiga e função sexual e reprodutiva.

Apesar da incidência ser de 1 para cada 50.000 meninas, pouquíssimos casos foram verificados como o da paciente em questão, onde a conexão era tão severa que permitiria engravidar pelo sexo anal.

De acordo com Dr. Steixner, a mulher relatou que antes de engravidar só havia feito sexo anal — porque presumivelmente não poderia ser penetrada na vagina.

“Depois de fazer um monte de raios-X, determinamos que ela realmente ficou grávida após fazer sexo anal”, disse. Os médicos então, decidiram que qualquer forma de parto natural seria insegura e, portanto, optaram por cesariana.

Ele contou ainda que, segundo relatos da paciente, quando ela era mais nova, chegou a passar por uma cirurgia para corrigir o problema.

Contudo, não saiu como esperado e seu ventre acabou se ligando ao reto novamente — o que significa que ela realmente só é capaz de conceber um filho através do sexo anal.

Fonte(s): Daily Mail Imagens: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência