Estudo sugere que o uso prolongado de maconha pode estar associado à queda dos dentes

de Merelyn Cerqueira 0

O consumo regular de cannabis pode, em trinta anos, fazer com que os dentes caiam. Essa constatação foi feita com base em um estudo que analisou mais de 1.000 usuários diários.

 

A condição é chamada de doença periodontal grave ou periodontite e afeta os tecidos que suportam os dentes. Além disso, de acordo com o Mail Online, pesquisas anteriores já ligaram a maconha a casos de bronquite e câncer.

 

Segundo os cientistas, o uso da droga por pelo menos vinte anos mostrou que as gengivas podem ser prejudicadas. A doença periodontal faz com que elas se tornem inchadas e doloridas, além de, eventualmente, resultarem em queda dos dentes. Essa condição, geralmente, acontece em pessoas de meia idade e é frequentemente associada ao acúmulo de placa bacteriana e má higiene bucal. 

 

O estudo em questão foi realizado por cientistas da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos e publicado na revista JAMA Psychiatry. Os cientistas analisaram cerca de 1.037 pessoas, todas nascidas na Nova Zelândia, entre 1972 e 1973 e seguidas até a idade atual de 38 anos. Foram usados relatos dos pacientes e testes laboratoriais para checagem da saúde dos entrevistados, como função pulmonar, inflamação sistêmica e saúde metabólica. Mais da metade dos participantes eram homens, sendo que 484 deles eram fumantes ativos de cigarro e 675 deles eram usuários regulares de maconha.

 

A partir de estudos anteriores os pesquisadores analisaram a associação das drogas com acidentes e lesões, bronquite, eventos cardiovasculares agudos, e, possivelmente doenças infeciosas e câncer. Outra pesquisa sugeriu que os consumidores de cannabis escovavam menos os dentes ou passavam fio dental e também eram mais propensos a serem dependentes de álcool.

 

A periodontite nasce a partir da inflamação das gengivas (gengivite), que ficam inchadas, feridas ou infectadas. A maioria dos adultos experimenta essa condição pelo menos uma vez na vida, sendo menos comum em crianças. Os sintomas incluem sangramento das gengivas durante a escovação, além de mau hálito. Quando não tratada, o osso do maxilar pode ser danificado e pequenos espaços podem ser abertos entre as gengivas e os dentes, que ficam soltos e, com o tempo, caem.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência