Maconha diminui tolerância à dor e usuários precisam de mais analgésicos para combatê-la, diz estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Um estudo descobriu que pessoas que usam maconha exigem doses mais altas de analgésicos quando estão com dor.

O resultado é considerado contraproducente porque a droga, que é legalizada para uso médico na maioria dos estados nos EUA, é prescrita principalmente para o alívio de dores.

O estudo, que foi realizado pelo Swedish Medical Center, no Colorado (EUA) e publicado na revista Patient Safety in Surgery, sugere que o alívio a curto prazo pode enfraquecer a resistência do corpo à dor ao longo do tempo.

Os pesquisadores analisaram cerca de 260 pessoas envolvidas em acidentes de carros e internadas em centros de trauma. Destes, 54 foram testados positivos para o uso recente de maconha, enquanto que 16 alegaram ter usado a droga quase todos os dias.

Cerca de 9% dos participantes testaram positivo para outras drogas ilegais, como cocaína e opiáceos, ou medicamentos prescritos.

Verificou-se que, em média, os usuários de maconha precisaram de 7,6 mg de analgésicos opiáceos por dia enquanto estiveram no hospital. Por outro lado, os pacientes não usuários precisaram apenas de 5,6 mg.

De acordo com a cientista Anne Wagner, do UCHealth Burn Center, que não esteve envolvida no estudo, isso pode fazer com que os usuários de maconha permaneçam no hospital por mais tempo, uma vez que também podem apresentar sintomas de abstinência de drogas que podem atrasar a cura.

Os pesquisadores verificaram ainda que remédios prescritos e outras drogas ilegais não tiveram o mesmo efeito sobre os níveis de dor nos pacientes.

“Eu realmente acho que muita gente acha que a maconha é inofensiva”, disse Dr. Wagner. “Mas, não acho que estejam cientes do quanto ela pode atrasar na recuperação de uma lesão”.

Os pesquisadores do estudo, por outro lado, afirmaram que ainda são necessárias mais pesquisas para determinar de fato esta relação e uma melhor forma de aliviar o desconforte em usuários de maconha.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Jornal Ciência

Jornal Ciência