Estúdio de design cria aparelho que permite ver a natureza através dos olhos de vários animais

de Bruno Rizzato 0

Chamada de “In the Eyes of an Animal” (“Nos Olhos de um Animal”, em tradução livre), a instalação de arte localizada na Floresta Grizedale, no Reino Unido, permitirá que os visitantes da floresta vejam através dos olhos de vários animais que habitam o local.

O projeto futurista é ideia de um estúdio de design com sede em Londres, na Inglaterra, chamado Marshmallow Laser Feast (MLF). Encomendado pelo Festival E, trata-se de uma experiência de realidade virtual que combina natureza com tecnologia. Os visitantes podem usar grandes máscaras com óculos especiais e cobertura negra, viajando por uma floresta digitalizada, enquanto entram em contato com várias criaturas do habitat.

visao-dos-animais_01

Primeiramente, a floresta foi digitalizada por um scanner LiDAR, uma tecnologia ótica de detecção remota, que mede propriedades da luz refletida, obtendo uma capacidade de sensoriamento remoto. Os pontos acumulados são utilizados em tempo real e combinados com outros dados coletados por tomografia computadorizada e técnicas de fotogrametria. As cenas são unificadas, e os elementos recolhidos criam o mundo especial. Efeitos de áudio são adicionados para aprimorar a experiência.

O resultado é uma experiência hiper-realista única. “Nós sempre tivemos vontade de aguçar os sentidos das pessoas através da combinação de arte e tecnologia”, disse o diretor criativo da MLF e seu cofundador, Barney Steel.

A primeira parte da instalação ocorreu na floresta durante o Festival E, entre 18 e 20 de setembro. Agora, a MLF está tentando encontrar novos parceiros comerciais para tornar o projeto, um evento regular.

The Creators Project ] [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência