Especialistas ensinam 5 formas de acabar com a dor de cabeça sem remédios

de Gustavo Teixera 0

A dor de cabeça é um problema cada vez mais comum entre as pessoas. Sua causa pode ser diversa, mas entre as mais comuns estão a rotina estressante, ansiedade, gripe e desidratação.

Muitos procuram tomar remédios para acabar com a dor de cabeça, mas cada vez mais pessoas estão procurando soluções naturais para combatê-la. Confira algumas soluções alternativas:

1 – Tomar um banho quente

5-formas-de-acabar-com-a-dor-de-cabeca_1

A água quente pode ajudar no alívio de dores de cabeça e enxaqueca, principalmente se a dor de cabeça estiver relacionada ao stress. A água quente relaxa os músculos e aumenta a circulação do sangue, levando mais oxigênio para a área afetada. 

O ideal nesse caso é que seja um banho de imersão, ou seja, banho de banheira, mas uma toalha molhada com água quente colocada atrás do pescoço pode ajudar.

2 – Beber café forte

5-formas-de-acabar-com-a-dor-de-cabeca_2

A cafeína é cada vez mais utilizada em medicamentos contra a dor, pois aumenta o efeito dos analgésicos. Perceba que a maioria dos analgésicos para dor de cabeça possuem cafeína na composição. Muitos especialistas afirmam que a cafeína de uma xícara de café pode ajudar a aliviar a dor de cabeça. 

Substâncias presentes no café podem ajudar a combater os efeitos da dilatação dos vasos sanguíneos na região das meninges, que são as membranas que recobrem o cérebro. O Dr. Alexandre Feldman, do Centro de Recuperação de Enxaqueca, afirma que a cafeína possui propriedade de dilatar os vasos sanguíneos no corpo e contrair os vasos sanguíneos do cérebro.

3 – Massagear a cabeça

Massagear a cabeça, pressionando levemente com movimentos circulares em alguns pontos estratégicos, como as têmporas (região na lateral dos olhos), por exemplo, pode ajudar a aliviar a dor de cabeça. A massagem pode relaxar os músculos e melhorar a circulação sanguínea, levando mais oxigênio para o cérebro.

4 – Compressa de água fria e chupar gelo

5-formas-de-acabar-com-a-dor-de-cabeca_4

Fazer compressas de água gelada e chupar gelo pode ajudar no combate à dor de cabeça, pois a sensação de frio “passa por cima” da dor. Aplicar algo gelado na cabeça faz com que o calor e o inchaço diminuam. O Dr. Alexandre Feldman afirma que chupar gelo, aplicando-o na gengiva ou no fundo da boca, tem a mesma função de “atropelar” a dor, ou seja, no lugar da dor, a pessoa sente apenas frio.

5 – Tomar chá de gengibre

5-formas-de-acabar-com-a-dor-de-cabeca_5

A dor de cabeça pode ser causada pela inflamação dos vasos sanguíneos da cabeça. O gengibre pode ajudar nesse problema, pois segundo estudos científicos, possui propriedades anti-inflamatórias. Fazer um chá de gengibre pode ser ideal para combater a dor de cabeça.

  • Ingredientes:

50 gramas (cerca de 1 punhado) de gengibre fresco ralado em 1 litro de água.

  • Preparo:

Coloque ambos os ingredientes em uma panela. Leve ao fogo. Ferva durante 15 minutos. Coe. Está pronto!

Pode tomá-lo quente, frio ou gelado. Leve para o seu trabalho. É possível tomar diariamente. Mas atenção: não é recomendado o uso de açúcar ou adoçante. Se não gosta de tomar chá, uma opção é ferver o gengibre e inalar o vapor que sai durante a fervura.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência