Aprenda a identificar os tipos de dores de cabeça mais comuns

de Merelyn Cerqueira 0

Já sentiu que sua cabeça está prestes a explodir ou que dentro dela há alguém dando marteladas?

Pois é, praticamente todo mundo já passou por isso – ou ainda passará. A verdade é que as dores de cabeça existem em variedade e na lista abaixo, publicada pela Mother Nature Network, você confere os tipos mais comuns:

1 – Cefaleia em Salvas

dor-de-cabeca-1

A cefaleia em salvas é caracterizada por dores fortes e intensas, geralmente em um lado da cabeça, atrás do olho ou na região das têmporas, de acordo com o Dr. Chad Hoyle, professor assistente de neurologia da Ohio State University.

“Estas são muito severas em intensidade”, explica. “Você pode experimentar também lágrimas nos olhos, nariz escorrendo, mudanças na pupila e olho caído”, acrescenta.

Embora não haja uma “cura” para este tipo de dor de cabeça, há duas maneiras de preveni-la. Estas incluem bons hábitos de sono e evitar o consumo de álcool, uma vez que a bebida já foi relacionada ao surgimento da cefaleia em salvas.

2 – Enxaqueca

A enxaqueca é uma velha amiga dos humanos modernos. Seus sintomas incluem dores pulsantes, latejantes e emparelhadas com a sensibilidade à luz e som, que podem aparecer em um lado da cabeça ou ambos.

A dor também pode vir acompanhada de crises de náuseas e vômito. Você também pode ver auras ou manchas incomuns, aparecem pouco antes da crise de enxaqueca, segundo o Dr Hoyle.  

Para aliviar a dor, o que você precisa fazer é deitar em um quarto escuro o mais rapidamente possível.

De acordo com o médico Dr. Seth Stoller, um neurologista e diretor médico do Headache Center at Overlook Medical Center em Nova Jersey, EUA, experimente considerar também medicamentos como a vitamina B2 (riboflavina) ou magnésio, e lembre-se de procurar o tratamento mais adequado com seu médico.

3 – Sinus

Os sintomas para dor de cabeça sinus incluem febre, formação intensa de fluídos nasais e dor facial. “Muitas vezes, se seus seios da face estão agindo sem os sintomas mencionados, o caso pode ser de uma enxaqueca”, explica Dr. Hoyle. Na verdade, de acordo com estudos feitos pela American Headache Society, 88% dos pacientes que acreditavam estar com dores de cabeça sinus tinham apenas enxaqueca.

Para controlar este tipo de dor, opte por descongestionantes e pulverizadores nasais esteroides. Considere também umidificadores de ambiente e vaporizadores para manter as vias aéreas mais abertas.

4 – Tensão

Descrita como a mais leve das dores de cabeça, a de tensão é geralmente descrita como uma dor irritante ou sensação de batidas ao redor da cabeça. O problema, no entanto, é que elas podem se tornar crônicas. “É por isso que sempre tentamos observar uma causa subjacente”, explica Dr. Stoller.

A fisioterapia pode desempenhar um papel importante no tratamento de dores de cabeça de tensão, especialmente quando problemas no pescoço estão em jogo, explica Stoller.

Sendo assim, procure um profissional de saúde, e não apenas para este problema, mas se sentir que suas dores de cabeça estão começando a interferir de alguma forma em sua qualidade de vida.

Fonte: Mother Nature Network Foto: Reprodução / Jornal Ciência / Wikipédia

Jornal Ciência