TOP 8 tipos de dores de cabeça que você não deveria ignorar

de Merelyn Cerqueira 0

Costumamos assumir que as dores de cabeças, na maioria das vezes, sejam completamente inofensivas, e que precisamos apenas de tempo e analgésicos para tratá-las. Embora seja verdade que a maioria delas seja absolutamente benigna, há momentos em que os eventos podem sinalizar uma condição médica subjacente mais grave.

Sendo assim, listamos abaixo oito tipos de dores de cabeça que não devem ser ignoradas, de acordo com um artigo publicado originalmente pela Lifebuzz. Se você se identificar com qualquer umas delas, não tenha receio de procurar ajuda médica, uma vez que as consequências têm podem ser fatais.

1 – Enxaqueca

Entre todos os tipos de dores de cabeça existentes, a enxaqueca é considerada uma das mais complexas. Trata-se de uma condição neurológica causada por disfunções em vários neurotransmissores do cérebro, como a serotonina, dopamina, noradrenalina e glutamato, que funcionam de forma diferente no diagnosticado. Logo, a condição pode vir acompanhada de sintomas como visão perturbada, sensibilidade à luz, náuseas, visão turva e tonturas. A enxaqueca pode perturbar gravemente a rotina de uma pessoa, uma vez que a dor se intensifica com o aumento da atividade.

2 – Dor de cabeça por tensão

Esse é um tipo que afeta quase todo mundo em algum ponto da vida. Os níveis elevados de estresse e fadiga causam uma pressão ou aperto em torno da cabeça. Embora a dor seja suportável, ela certamente não deve ser negligenciada.

3 – Dor de cabeça sinusal

Nesse caso, a dor de cabeça sentida é semelhante às dores de uma infecção sinusal (sinusite). Elas geralmente são associadas a uma dor profunda e contínua nas maçãs do rosto, testa ou nariz. Os sintomas incluem secreção nasal, ouvido entupido, febre alta e inchaço facial. Ainda, qualquer tipo de tensão ou movimento repentino da cabeça pode vir acompanhado de grande agonia.

4 – Dor de cabeça em salvas

Também conhecida como “cluster headache”, esse é o tipo de dor de cabeça mais intenso descrito pela Medicina, uma vez que é caracterizada pelos pacientes como uma sensação de “facadas”. Ela golpeia sem aviso com uma sensação afiada, penetrante e ardente. As pessoas que experimentam esse tipo de dor normalmente se tornam ansiosas e inquietas e, ao contrário da enxaqueca, preferem manter o ritmo, ao invés de esperar pelo fim do episódio doloroso.

5 – Dor de cabeça hormonal

Afeta principalmente as mulheres que experimentam alterações significativas nos níveis hormonais do corpo. Os altos e baixos ocorrem durante o ciclo menstrual, gravidez ou menopausa, e muitas das vezes levam a uma dor paralisante. Tais alterações hormonais também são provocadas pelo consumo de anticoncepcionais, resultando na produção das dores.

6 – Enxaqueca tensional

Como o próprio nome diz, é um misto de enxaqueca com a forma de dor de cabeça por tensão. As mulheres são mais propensas a ter o problema, embora os também estejam sujeitos a esse tipo de dor incapacitante. Acredita-se que as pessoas com enxaqueca geralmente, e consequentemente, acabam desencadeando uma forma de gatilho por tensão, uma vez que sentem medo da chegada da dor.

7 – Dor de cabeça aguda

Acredita-se que essa forma de dor de cabeça afete principalmente crianças. Tem início súbito e sintomas que desaparecem em um período de tempo relativamente curto. Geralmente, o caso pode ser tratado com uma simples visita ao pediatra. No caso de existência de sintomas neurológicos, uma infecção respiratória ou sinusal pode ser a principal razão da ocorrência.

8 – Dor de cabeça progressiva crônica

A cefaleia progressiva crônica piora com o passar do tempo. É considerada altamente incomum e geralmente é resultado de uma doença adjacente não tratada ou desordem cerebral.

[ Fonte: Life Buzz ]

[ Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência