Dicas impressionantes para você aprender a ler linguagem corporal

de Gustavo Teixera 0

A linguagem corporal é um tipo de comunicação não verbal em que o comportamento físico é usado para expressar ou transmitir informações.

Tal comportamento inclui expressões faciais, postura corporal, gestos, movimento dos olhos, toque e uso do espaço.

A linguagem corporal existe em animais e humanos, mas este texto foca nas interpretações da linguagem corporal humana.

A linguagem corporal não pode ser confundida com a linguagem de sinais, pois a linguagem de sinais é uma linguagem completa com regras a serem seguidas, como as linguagens faladas, e tem seu próprio sistema gramatical.

A linguagem corporal, por outro lado, não tem gramática e deve ser interpretada amplamente em vez de ter o significado absoluto associado a um determinado movimento.

Comunicação não verbal revela sobre como os outros indivíduos são. Além disso, quem não tem qualquer desejo de ler as mentes das pessoas em algum momento? 

A pesquisa da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) demonstrou que 7% da comunicação depende das palavras que dizemos.

Quanto ao resto, 38% é originário da maneira com que falamos e os 55% restantes são originários da comunicação não verbal ou linguagem corporal.  Confira agora algumas dicas para aprender a ler linguagem corporal:

1 – Braços e pernas cruzados sinalizam resistência

Braços e pernas cruzados são obstáculos físicos que propõem que o outro indivíduo não está aberto ao que você está dizendo. Independentemente de estar sorrindo, sua linguagem corporal conta outra história. 

Os pesquisadores Gerard I. Nierenberg e Henry H. Calero gravaram mais de 2.000 negociações para um livro que compuseram sobre leitura da linguagem corporal, e nenhum deles entravam em acordo quando uma das pessoas mantinha as pernas cruzadas enquanto negociava.

Mentalmente, as pernas cruzadas ou os braços indicam que um homem está raciocinando sobre o que está diante dele. Não é intencional, por isso é tão revelador.

2 – Sorrisos reais enrugam os olhos

Com relação ao sorriso, a boca pode mentir, mas os olhos não. Os sorrisos genuínos chegam aos olhos, enrugando a pele e formando rugas em volta deles.

Os indivíduos sorriem regularmente para encobrir o que estão realmente pensando e sentindo, então sempre que você precisa saber se o sorriso de alguém é verdadeiro, procure por vincos nos lados dos olhos. Se não estiverem lá, o sorriso está escondendo alguma coisa.

3 – Postura

Uma grande medida sobre a linguagem corporal envolve uma postura ereta, movimentos feitos com as palmas voltadas para baixo e sinais abertos e amplos em geral. 

A mente é conectada para comparar o controle com a medida de espaço que um indivíduo assume. Ficar de pé com os ombros para trás é uma posição de poder.

Parece aumentar a medida de espaço que você preenche. Uma postura caída parece exigir menos espaço e consequentemente menos poder. Manter uma boa postura encoraja a consideração e avança o engajamento.

4 – Toques

Esta é uma abordagem para transmitir o status de uma relação interpessoal. Proximidade física é sinal de carinho e amor. Indivíduos em relações íntimas requerem menos espaço pessoal do que com outros em geral.

É importante que o espaço individual seja culturalmente fluido.Mas lembre-se: o que é visto como próximo em uma cultura pode ser considerado longe em outra.

5 – Sobrancelhas levantadas é sinal desconforto

Existem três sentimentos fundamentais que fazem subir as sobrancelhas: surpresa, preocupação e medo. Tente levantar as sobrancelhas em uma conversa normal com uma pessoa. É difícil, não é? 

Se alguma pessoa que está conversando com você levanta as sobrancelhas e o assunto não traz surpresa, preocupação ou medo, há algo mais acontecendo.

6 – Considere como a pessoa gerencia seu espaço pessoal

Aqueles com status elevado geralmente usarão mais espaço físico. Os indivíduos de alto status também terão mais espaço físico para mostrar seu domínio da situação. Em outras palavras, uma postura expansiva sinaliza poder e realização.

7 – Concordar exageradamente assinala ansiedade sobre aprovação

Quando você está conversando e a pessoa acena excessivamente, significa que ela está preocupada com o que você pensa dela ou que você duvide de sua capacidade de seguir suas instruções.

Fonte: Dazzling Fotos: Reprodução / Flickr

Jornal Ciência