Elefanta mais solitária do mundo morre após ser mantida isolada por 67 anos em zoológico

de Merelyn Cerqueira 0

Uma elefanta, chamada Hanako, até então considerada a mais velha do Japão, morreu na semana passada aos 69 anos de idade. Apesar de uma campanha internacional que visava libertá-la de seu cativeiro, onde ficou por 67 anos, o zoológico Inokashira Park se recusou a fazê-lo.

Hanako era conhecida como uma das criaturas mais solitárias do mundo, isso porque, um turista registrou imagens suas olhando severamente deprimida para as paredes de sua “prisão de concreto”. O zoológico também foi descrito por ele como um dos lugares mais cruéis e arcaicos do mundo moderno.

elefanta-mais-solitaria-do-mundo_01

Eventualmente, uma petição internacional foi lançada exigindo sua libertação. Contudo, o zoológico alegou que o animal era muito velho para ser removido e que poderia se confundir no meio dos outros elefantes, depois de ter passado tantos anos sozinha. E, embora a petição já tivesse atingido o número exigido de assinaturas, cerca de 500 mil, já era tarde demais para Hanako.

Segundo um porta-voz do Inokashira Park Zoo, localizado nos arredores de Tóquio, o animal foi encontrado deitado de lado na manhã da quinta-feira passada (26). Embora muitos esforços tenham sido feitos para tentar salvá-la, ela acabou morrendo naquela tarde.

Ela estava severamente deprimida quando foi encontrada vivendo sozinha em estado selvagem na Tailândia, quando tinha apenas dois anos de idade. Assim, ao resgatá-la as autoridades “presentearam-na” ao zoológico, onde passou mais de seis décadas vivendo em um compartimento pavimentado e de pouca vegetação, de forma absolutamente inadequada.

elefanta-mais-solitaria-do-mundo_02

Hanako era a elefante mais antiga do mundo e desde a sua morte, centenas de homenagens foram compartilhadas nas redes sociais.

[ Mirror ] [ Foto: Reprodução / Mirror ]

Jornal Ciência