Como escapar se seu carro cair na água em um acidente?

de Gustavo Teixera 0

Qualquer acidente de carro é assustador, mas um acidente em que o carro é jogado na água, com você preso dentro, é absolutamente aterrorizante. Nunca pensamos que vamos nos envolver em algum acidente de carro, muito menos que vamos cair na água com ele.

A maioria das mortes em acidente que acaba na água são resultado de pânico, não ter um plano e não entender o que está acontecendo. Entre várias outras dicas, a principal delas é conhecer seu carro – principalmente vidros e janelas. No canal do YouTube, SmartereveryDay, Dustin, explica como os vidros da janela e do para-brisa são feitos, informações que são extremamente úteis nessa ocasião.

Os vidros da janela e do para-brisa não são vidros comuns, como outros materiais encontrados no nosso cotidiano. Os vidros dos carros passam por uma técnica que resulta no vidro temperado. Vidros temperados são muito mais resistentes que os vidros normais, e caso quebrem, não vai ser tão ruim, pois quebram em pedaços pequenos.

Veja a diferença:

vidro-nao-temperado
Esse é o vidro comum, ou não temperado.

Como o vidro temperado é bem resistente, em uma situação de emergência – como afundar o carro na água – o recomendável é bater nas bordas da janela, para o vidro se quebrar de maneira uniforme, permitindo que você saia do carro.

vridro-temperado
Esse é o vidro temperado.

Vale lembrar que quando você está em uma situação de risco, qualquer segundo pode fazer diferença.

[ Fonte: Youtube ]

[ Foto: Reprodução / Youtube ]

Jornal Ciência