Não é ficção científica: em vídeo, carro levanta voo por 35 minutos na Eslováquia

O modelo AirCar, criado pela empresa Klein Vision, realizou o primeiro voo da história entre duas cidades da Eslováquia

de Redação Jornal Ciência 0

Em um vídeo publicado pela empresa em seu canal de YouTube pode-se ver como o veículo decola do Aeroporto Internacional de Nitra, a quarta maior cidade da Eslováquia, e se dirige a Bratislava, a capital do país.

Segundo a Klein Vision, o carro voador cobriu 100 quilômetros que separam ambas as cidades em 35 minutos.

Uma vez em terra, o veículo dobrou automaticamente suas asas e se tornou um estilizado esportivo em menos de três minutos. Logo saiu rodando do aeroporto.

O carro voador foi pilotado e conduzido por seu criador, Stefan Klein. A empresa afirma que seu modelo conseguiu reduzir para metade o tempo de viagem entre as duas cidades. O voo de teste foi realizado em 28 de junho.

O protótipo utiliza um motor a gasolina BMW de 160 cavalos de potência. Quando está em modo de avião, pode atingir uma velocidade de até 190 quilômetros por hora e uma altitude de cerca de 2,5 quilômetros.

No entanto, o protótipo 2 terá um motor de 300 cavalos de potência e alcançará uma velocidade de até 300 quilômetros por hora.

O peso máximo que pode transportar o AirCar é de 200 quilogramas, por isso o número de passageiros está limitado por enquanto a dois.

A companhia está trabalhando o modelo desde 2017 e até agora investiu mais de 1,7 milhão de euros (R$ 10,11 milhões). Além disso, o veículo está protegido por 12 patentes.

Fonte(s): Sputnik Imagens: Divulgação

Jornal Ciência