Será que você consegue resolver este incrível enigma?

de Merelyn Cerqueira 0

O enigma abaixo envolve apenas quatro carros e quatro casas. Embora ele pareça complicado, a solução é bem simples. Basicamente, ele pede que você guie os moradores das residências a seus respectivos automóveis, mas sem deixar que os caminhos se cruzem.

O quebra-cabeças afirma que Aloysius, Bathsheba, Clifford e Doris vivem em quatro casas diferentes (A, B, C e D), sendo que cada um tem um carro estacionado em uma posição distinta na parte inferior da imagem.

voce-consegue-resolver-esse-enigma_2

Quando acordam no dia de Natal, percebem que nevou durante toda a noite da véspera. Mas, uma vez que todos estão dirigindo para almoçar na casa de parentes, todos devem usar seus próprios carros. Para resolver o enigma, você deve mostrar aos personagens como eles podem chegar aos seus respectivos carros sem cruzar os caminhos uns dos outros, sem fugir dos limites da imagem e cruzando sempre a linha de fronteira de cor azul.

O desafio temático foi desenvolvido para o jornal Daily Mail por Alex Bellos, autor do compêndio “Can You Solve My Problems?” (“Você consegue resolver meus problemas?”, em tradução livre), que contém 125 dos melhores quebra-cabeças dos últimos 2.000 anos. 

O enigma do carro é um bem conhecido gênero de quebra-cabeças onde você tem um certo número de pares de objetos, e precisa encontrar caminhos diferentes entre eles e que não se cruzem em qualquer ponto”, explicou ele. O que é ótimo sobre esses quebra-cabeças é que eles não exigem nenhum conhecimento matemático para serem resolvidos. Eles parecem impossíveis, mas uma vez que você vê a resposta, não pode acreditar que não pensou nisso antes”. 

Os quebra-cabeças são uma parte maravilhosa, mas frequentemente negligenciada de nossa herança cultural”, acrescentou Bellos. “A Grã-Bretanha, especialmente, tem uma rica história de enigmas, desde Alcuin de York, no século IX, Lewis Carroll, no século XIX, até Henry Ernest Dudeney e Hubert Phillips no século XX”.

Resposta

Para resolver o enigma, você primeiro deve enviar Doris diretamente de sua casa para o carro. Em seguida, Aloysius, Bathsheba e Clifford, viajam sempre na frente do carro de Doris, conforme mostra a imagem abaixo:

voce-consegue-resolver-esse-enigma_1

[ Fonte: Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência