Começam impactos negativos da Inteligência Artificial: empresa demite 90% dos funcionários e diz ser “necessário”

Uma empresa indiana recebeu fortes críticas após decidir demitir 90% dos funcionários do SAC por Inteligência Artificial

de Redação Jornal Ciência 0

Suumit Shah, indiano, CEO fundador da empresa de tecnologia Dukann, especializada em plataforma de e-commerce, demitiu 90% da equipe do atendimento ao consumidor.

Essas pessoas foram trocadas por um chatbot, programado em Inteligência Artificial (IA) para fazer a mesma função que os antigos funcionários, só que por um preço infinitamente menor e mais rápido.

Segundo Shah, trocar pessoas por sistema artificial melhorou drasticamente o tempo de resolução dos problemas dos clientes, que agora são atendidos instantaneamente, algo impossível para seres humanos.

A coragem de Shah gerou uma avalanche de críticas e comentários contrários, quando ele anunciou sua “revolução” tecnológica em uma série de posts no Twitter, para explicar sua decisão e como funciona seu sistema.

Até o momento do fechamento desta reportagem, seu post na rede social possui mais de 2,5 milhões de visualizações. Em uma das frases, Shah parece não se importar com as consequências das demissões.

“Tivemos que dispensar 90% de nossa equipe de suporte por causa desse chatbot de IA. Difícil? Sim. Necessário? Absolutamente. Os resultados? O tempo para a primeira resposta passou de 1 minuto e 44 segundos para INSTANTÂNEO!”, diz Shah orgulhoso por sua troca.

“O tempo de resolução passou de 2 horas e 13 minutos para 3 minutos e 12 segundos. Os custos de suporte ao cliente reduziram em 85%”, ressalta o CEO da empresa que continua, em uma sequência de posts, enaltecendo o quão grandioso foi trocar humanos pelos sistemas artificiais.

Muitos estavam preocupados com os empregos de quem necessitava do posto de trabalho para sustentar o básico necessário para viver, justamente em um país com tanta pobreza, como a Índia.

Shah afirma que o sistema usado é a plataforma chamada bot9.ai (desenvolvida pela própria Dukann), explicando que qualquer empresário pode fazer o mesmo, usando seu sistema e trocando funcionários pela Inteligência Artificial em empresas que estejam com dificuldades com o atendimento ao cliente.

Uma das maiores críticas ao CEO foi a total falta de empatia e menção sobre os funcionários demitidos.

Além disso, ele não apresentou nenhuma estratégia que pudesse diminuir os impactos das demissões na vida dos funcionários e seus familiares — o fator “humano” simplesmente foi ignorado.

“Isso é extremamente desrespeitoso com todas as pessoas que foram demitidas. E um fundador está se vangloriando das demissões juntamente com um novo recurso na mesma sequência de tweets? Isso deixa um gosto muito ruim para todos que conhecem a Dukaan e acompanharam sua trajetória”, salientou uma das críticas, entre milhares.

A demissão em massa da empresa expressa a preocupação real e global do verdadeiro impacto que a Inteligência Artificial irá e está causando sobre o futuro da vida das pessoas.

Há alguns meses, um relatório de estudo do Goldman Sachs (grupo financeiro internacional de Nova York) mostrou que os dados afirmam que a Inteligência Artificial pode substituir mais de 300 milhões de empregos porque pode trabalhar em tempo integral e de forma praticamente perfeita.

Especialistas ressaltam o temor pela onda de desempregos em massa que pode ocorrer nos próximos meses, visto que a Índia é um país bastante avançado em sistemas de computador e diversas empresas estão investindo em IA para substituir pessoas em diversas áreas, para aumentar o lucro das empresas.

Fonte(s): BBC / Estadão / Bharat Times News Imagem de Capa: Reprodução / Facebook Foto(s): Reprodução / Facebook

Jornal Ciência