“Jingle Bytes”? Sistema de Inteligência Artificial escreve e canta canção de Natal

de Merelyn Cerqueira 0

Este ano, enquanto você espera pela tão aguardada noite de Natal, poderá ouvir a primeira canção festiva escrita por um sistema de Inteligência Artificial (IA).

A melodia foi criada graças a uma equipe de cientistas do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Toronto, no Canadá, e embora soe um pouco fora do convencional, ela já representa um grande avanço no assunto.

De acordo com informações da Live Science, os pesquisadores alimentaram o sistema com mais de 100 horas de música pop. Conhecido como um tipo de IA de rede neural artificial, que aprende e executa através da construção de conexões entre dados de entrada, ele funciona de forma muito parecida com o cérebro humano.

As canções carregadas ensinaram a rede neural sobre a estrutura geral de uma música pop. Então, para testar sua capacidade de gerar uma música a partir de uma imagem (uma árvore de Natal decorada e rodeada com presentes embrulhados), os pesquisadores utilizaram um método chamado de “canto de histórias neurais” (“neural story singing”), descrito em um estudo ainda em revisão.

Dessa forma, para escrever a música, os pesquisadores primeiro fizeram com que a IA produzisse uma história sobre a imagem festiva. Então, selecionaram um ritmo de batida para cada uma das palavras, ajustando-os para que os vocais ficassem em uma escala mais “natural”.

Seus esforços, de fato, acabaram produzindo algo bem próximo de uma canção natalina convencional, uma vez que há referências a árvores de Natal e presentes. No entanto, os vocais ainda soam perturbadores, e a letra, um tanto quanto incoerente (“A cem e meia horas atrás/ Estou feliz em conhecê-lo”), embora o avanço não deva ser desconsiderado.

Os autores do estudo admitiram que ainda há muito para ser feito, e planejam que em breve o sistema gere letras e melodias mais próximas às criadas pelos seres humanos.

Neural Story Singing Christmas from Hang Chu on Vimeo.

[ Live Science ] [ Foto: Reprodução / Vimeo ]

Jornal Ciência