Anteriormente incapaz de urinar ou beber, menina de 6 anos passa por cirurgia inédita

de Julia Moretto 0

Médicos italianos realizaram pela primeira vez no mundo o transplante de um rim no espaço de outro órgão: o baço. A cirurgia foi feita realizada com sucesso em uma menina de seis anos de idade.

A criança vivia em diálise desde o nascimento devido a uma anomalia renal rara e uma malformação de seus vasos sanguíneos abdominais. Segundo um comunicado divulgado pelo hospital Molinette, em Turim, a jovem, que não foi identificada, era incapaz de urinar ou beber água.

A cirurgia consistiu em criar o espaço necessário para o novo rim através de uma técnica inovadora que remove o baço. De acordo com o hospital, a menina está urinando e pode finalmente beber água depois de seis anos.

menina-era-incapaz-de-beber-e-urinar

Os rins são projetados para filtrar os resíduos do sangue e convertê-los em urina. No entanto, se eles param de trabalhar, os resíduos podem se acumular. A diálise é uma opção de tratamento para ajudar a remover produtos tóxicos do sangue em pacientes com insuficiência renal. Porém esse processo é conhecido por ser demorado e incômodo, por isso os médicos preferem procurar um novo órgão. 

Nesta cirurgia, os médicos removeram o baço da menina – um pequeno órgão encontrado na parte superior esquerda do abdômen – e colocaram um rim em seu lugar. Esse órgão é uma parte importante do sistema imunitário, no entanto, os especialistas dizem que é possível sobreviver sem a presença dele.  Os pacientes que não têm baço podem viver uma vida saudável porque o fígado passa a assumir muitas das suas funções.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay / Viva mais Viva melhor ]

Jornal Ciência