Quais são as partes menos necessárias do corpo humano?

de Merelyn Cerqueira 0

Você certamente já fez essa pergunta, afinal, o que exatamente é essencial para nosso corpo continuar funcionando?

A verdade é que nós somos máquinas perfeitas e, embora pareçamos frágeis às vezes, é impressionante a capacidade que nosso corpo tem de funcionar sem estar completo.

Dito isso, na lista abaixo você confere alguns dos órgãos que não são exatamente tão necessários quanto se pensava.

  • 1 – Rim

Embora tenhamos dois rins, precisamos apenas de um para viver. Tecnicamente, conseguimos sobreviver até mesmo sem os dois, contanto que fôssemos submetidos a hemodiálises frequentes, uma vez que, de alguma forma, as toxinas e sais do sangue e corpo precisam ser eliminadas.

No entanto, se você perdeu um rim, não se preocupe, sua expectativa de vida é igual à de qualquer outra pessoa.

  • 2 – Órgãos reprodutores

Diferentes doenças podem provocar a remoção dos órgãos reprodutores, tanto em homens quanto em mulheres. Os cânceres de útero e testículos são bons exemplos, uma vez que ocorrem com mais frequência. Logo, eles não afetam a capacidade de sobrevivência de um indivíduo, apenas sua capacidade de procriar.

  • 3 – Vesícula biliar

A vesícula biliar é uma espécie de bolsa interna responsável por guardar a bile produzida pelo fígado, liberando-a diretamente no trato digestivo. Você já ouviu certamente falar de cálculos biliares. Eles ocorrem dentro da vesícula e, para todos os efeitos, são muito dolorosos.

Dependendo da gravidade destes cálculos, por vezes é necessária a remoção da vesícula. No entanto, se isso acontecer, o paciente não corre o risco de sofrer mudanças drásticas em sua saúde.

  • 4 – Tubérculo auricular

Também chamado de tubérculo de Darwin, trata-se de uma pequena proeminência na parte superior do hélix da orelha.

Sua função até os dias de hoje é desconhecida, embora diga-se que seja uma herança de nossos antepassados primatas. Sendo assim, pode ser caracterizada como uma parte do corpo que não precisamos para seguir vivendo.

5 – Terceira pálpebra

Conhecida também como membrana nictitante (que pisca frequentemente), a terceira pálpebra é uma pequena dobra do tecido conjuntivo localizada ao lado do canal lacrimal. Sua função é proteger o olho e auxiliar em sua limpeza. No entanto, não possui-la não afeta em nada sua visão e, portanto, é dispensável para sobrevivência.

Curiosamente, a terceira pálpebra tem se tornado objeto de desejo de muitos asiáticos, que estão se submetendo a cirurgias estéticas para colocá-la.

Fonte: Super Curioso Foto: Reprodução / Jornal Ciência

Jornal Ciência