O que é um enema? Veja quais são os benefícios e riscos dessa prática

de Gustavo Teixera 0

Um enema é um procedimento usado para a estimular o intestino, aliviar a constipação ou limpar o trato digestivo.

A técnica tem sido praticada desde os tempos do Egito Antigo para ajudar a curar uma série de condições que vão desde febre a vermes intestinais. Antes de decidir se um enema é adequado para você, aqui estão alguns dos benefícios e riscos deste procedimento.

O que é o enema?

É a introdução de líquido – geralmente uma solução salina de limpeza – no reto e intestino grosso através do ânus. Depois de segurar o fluido por alguns momentos, o líquido e os resíduos adicionais de seu corpo são expelidos. Isso pode ajudar a empurrar resíduos para fora do cólon, aliviando a constipação. Embora não haja nenhuma evidência, algumas pessoas também dizem que a prática ajuda a limpar os órgãos digestivos.

enema
Enemas são frequentemente recomendados como último recurso para tratar a constipação.

De acordo com o site norte-americano Everyday Health, o enema é recomendado por médicos geralmente como último recurso contra a constipação, depois que laxantes e alimentos com alta taxa de fibras não ajudaram.

Benefícios

Embora o aspecto de “limpeza” do enema seja cientificamente discutível, muitas pessoas concordam com as qualidades purificadoras do procedimento. Por exemplo, de acordo com o site Mind Body Green, fazer enema utilizando café é capaz de aumentar os níveis de energia, aprimorar a clareza mental, melhorar o humor, e até mesmo combater depressão e letargia.

Além desses benefícios, o enema supostamente ajuda na perda de peso, auxiliando na remoção do excesso de resíduos não processados do cólon, segundo o que o site Everyday Health relatou.

Riscos

Apesar dos benefícios, o procedimento tem seus próprios riscos, especialmente quando realizado em casa e sem supervisão profissional. Por exemplo, de acordo com o site Everyday Health, ele pode levar a uma série de efeitos colaterais desagradáveis, como náuseas, vômitos e diarreia.

Além disso, o próprio procedimento poderia prejudicar o reto e os órgãos digestivos internos.Embora o enema provavelmente não faça muito mal, procedimentos frequentes aumentam o risco de interferir na absorção natural de nutrientes pelo corpo, e alguns indivíduos podem até desenvolver uma dependência do procedimento e ter problemas para ter um movimento intestinal natural, conforme o site Everyday Health relatou.

[ Medical Daily ] [ Foto: Reprodução / Medical Daily / Health Stips Foru ]

Jornal Ciência