TOP 10 fotos que provam que o mundo pode ainda esconder muitos segredos

de Gustavo Teixera 0

1 – Cenote no México

fotos_arqueologicas

Cenote é uma cavidade natural com águas subterrâneas acessíveis. Os Maias utilizavam esses cenotes como fonte de água e lugar para rituais. Sua descoberta forneceu muitas informações sobre os maias.

 

2 – Arqueólogos estudando a cabeça de pedra dos Olmecas em 1947

fotos_arqueologicas_1

Os Olmecas foram uma civilização antiga que viveu entre 1.500 a.C. a 400 a.C. na região da América Central. Esse povo antigo construiu cabeças gigantes que pesavam de 6 a 60 toneladas. Ainda não se sabe exatamente como os Olmecas construíram essas cabeças gigantes.

 

3 – Exército de Terracota

fotos_arqueologicas_2

Milhares de soldados e cavalos feitos de terracota em tamanho real foram encontrados no túmulo do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang. Eles foram construídos a mando do imperador para que o acompanhassem para a vida após a morte.

 

4 – Homem do antigo reino de Mustang, Nepal, carrega restos mortais encontrados em cripta funerária.

fotos_arqueologicas_3

Em uma montanha no norte do Nepal, um homem encontrou os restos mortais de 27 pessoas. Estima-se que esses esqueletos tenham ficado na cripta por cerca de 1.500 anos.

 

5 – Ötzi, a múmia de gelo

fotos_arqueologicas_4

Descoberta em 1991, Ötzi foi localizada em Tirol, na Áustria. Estima-se que a múmia nasceu em aproximadamente 3.300 a.C., sendo a múmia mais antiga da Europa.

 

6 – Ruínas de antigos assentamentos na Escócia

fotos_arqueologicas_5

Esse antigo assentamento localizado na Escócia existiu do século 15 a.C. até o século 17 d.C. No local foram encontrados restos de casas, artefatos de caça e até obras de arte, que sobreviveram até hoje.

 

7 – Bastão encontrado no túmulo do Rei Tutancâmon

fotos_arqueologicas_6

Este bastão decorado com esculturas nativas de Núbia foi encontrado no túmulo do rei Tutancâmon. Estima-se que ele foi colocado de cabeça para baixo para simbolizar a humilhação aos Nubianos.

 

8 – Imagem aérea de Leptis Magna na Líbia Ocidental

fotos_arqueologicas_7

Leptis Magna foi uma das cidades mais desenvolvidas construídas na época do reinado de Augusto e Tibério. Até hoje, as ruínas permanecem em pé e os arqueólogos fazem descobertas constantemente no local.

 

9 – Megalíticos de Stenness

fotos_arqueologicas_8

Assim como em Stonehenge, as pedras gigantes de Stennes, na Escócia, intrigam muitos pesquisadores e arqueólogos. Estima-se que o local servia para antigos rituais.

 

10 – Castelo de Palenque

fotos_arqueologicas_9

Localizado no estado de Chiapas, no México, o castelo encontrado na antiga cidade de Palenque é único e nunca foi encontrada uma construção similar em qualquer outro território Maia. Alguns especialistas estimam que os Maias utilizavam as torres para observar os raios de Sol nos dias do Solstício de Inverno.

[ National Geographic ] [ Fotos: Reprodução / National Geographic ]

Jornal Ciência