Pássaros machos são filmados tentando acasalar com macho da mesma espécie que estava morto

de Merelyn Cerqueira 0

Um grupo de machos da espécie andorinha-das-barreiras (Riparia riparia) foi capturado em uma filmagem enquanto tentava acasalar com um macho morto da mesma espécie.

O caso de necrofilia foi observado no Japão, e os pesquisadores acreditam que as aves tenham confundido o alvo com uma fêmea, já que entre essa espécie, os dois gêneros não possuem nenhuma diferença física na aparência.

O comportamento bizarro é chamado de “Davian” (ou simplesmente necrofilia) e acontece quando os animais tentam acasalar com cadáveres. No entanto, esse comportamento já foi observado entre esquilos, patos, perus, répteis, anfíbios, baleias e aranhas.

Durante o verão de 1911 e 1912, na Antártica, um explorador britânico observou o caso de alguns pinguins que abusavam sexualmente de seus parceiros ou cometiam necrofilia. Em um outro caso, relatado em vídeo, em 1988, um sapo tentava copular com uma fêmea que tinha acabado de ser atropelada por um carro. 

Em algumas espécies de anfíbios encontradas na Amazônia, já foram observados casos de necrofilia funcional, em que os machos seguram o corpo de uma fêmea e as espremem até que seus óvulos pulem para fora do corpo, para que eles possam fertilizá-los.

A descoberta dos pássaros já foi publicada da revista Ornithological Society of Japan, onde os cientistas retratam com clareza o ocorrido. “Um dos três permanecia no chão perto da ave morta e a protegia dos outros dois pássaros”, disse um dos investigadores à New Scientist. Após 15 minutos de filmagens, os ornitólogos recolheram o pássaro morto e descobriram que se tratava de um macho, o que os levou a crer que o comportamento das aves tinha sido um erro. As andorinhas-das-barreiras não possuem dimorfismo sexual, ou seja, não há diferença na aparência de machos e fêmeas, o que torna muito difícil o processo de reconhecimento.

Uma sugestão mais perturbadora ainda feita pelos cientistas, é que a postura da ave causou uma certa excitação nos outros pássaros, que consideraram a visão um tanto quando sedutora.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência