Ácaros utilizam pássaros como “táxi” para conseguirem viajar de flor em flor

de Merelyn Cerqueira 0

Não há como negar, os beija-flores são um dos animais mais cativantes do mundo e possuem uma das mais incríveis habilidades de voo.

No entanto, o que você provavelmente não sabe é que eles servem como um verdadeiro serviço de táxi para ácaros, de acordo com informações do Daily Mail.

Em uma série de imagens registradas na Costa Rica pelo pesquisador da vida selvagem e fotógrafo, Sean Graesser, os pequenos pássaros foram clicados de perto – e junto com seus passageiros.

acaros-utilizam-passaro-como-taxi_1

Graesser contou ter usado uma lente macro Canon MP-E 65mm 1-5x para capturar fotos detalhadas dos minúsculos ácaros presentes nos bicos dos colibris da Costa Rica.

O fotógrafo, que cofundou a Estação de Pesquisa da Península de Nicoya, uma instalação voluntária no país, e que também trabalha como biólogo de campo para a Audubon Connecticut, tinha como intenção em seu ensaio proteger os pássaros da região. Segundo ele, as imagens podem ser tão importantes quanto a pesquisa em si.

“Eu achei que estava vendo sozinho todas essas coisas incríveis e que muitas pessoas não tinham nem ideia”, disse.

acaros-utilizam-passaro-como-taxi_2

A missão dos ácaros passageiros é extremamente difícil. Eles podem caminhar entre as flores de uma mesma planta, mas, quando o abastecimento de comida local se torna baixo, se voltam aos pássaros para conseguir ajuda.

Todo ácaro de flor é adaptado para absorver pólen e beber o néctar de uma única espécie de planta. No entanto, há ácaros que viajam de flor em flor com a ajuda de pássaros, morcegos, abelhas e besouros. Os minúsculos parasitas têm apenas cerca de um ou dois segundos para embarcar ou desembarcar.

acaros-utilizam-passaro-como-taxi_3

No caso dos beija-flores, os ácaros costumam aproveitar o momento em que estes bicam suas flores favoritas, sobem pelo bico e se encaixam nas narinas para conseguir uma viagem.

Os ácaros são capazes de comer até metade do néctar de uma flor. Logo, os pássaros precisam visitar cada vez mais plantas para se abastecerem, o que basicamente fomenta uma competição.

De acordo com o fotógrafo, os ácaros utilizam praticamente todos os insetos tropicais da Costa Risca como transporte.

Curiosamente, sua pesquisa mostrou que cerca de apenas um em cada 200 ácaros pousa em flores erradas, onde fica vulnerável e aberto a ataques.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência