Os alienígenas teriam a mesma forma que os seres humanos?

de Gustavo Teixera 0

Sempre que vemos extraterrestres em filmes de ficção científica, programas de televisão, ou até mesmo em supostas fotos, notamos que eles têm uma forma bastante semelhante com a dos seres humanos: dois braços, duas pernas e uma cabeça.

Mas como seres de outros planetas e até mesmo de galáxias distantes podem ser parecidos ou terem a mesma forma que nós? Especialistas dizem que, na maioria das vezes, os extraterrestres são retratados com formas humanoides. “A maioria dos alienígenas retratados nas ficções científicas são humanoides porque seres humanos produzem os filmes. Mesmo interessados no ‘outro’, nossa concepção de alteridade é muitas vezes limitada”, disse Michael H. New, especialista em Astrobiologia da NASA.

e-possivel-que-alien-sejam-parecidos-com-os-seres-humanos_01

Muitos cientistas e especialistas acreditam que os extraterrestres não pareceriam ou não teriam a mesma forma que nós, seres humanos. O paleontólogo e biólogo norte-americano Stephen Jay Gould, afirma que a vida que possivelmente tivesse evoluído em outro planeta, seria bem diferente da nossa, tendo outras formas.

e-possivel-que-alien-sejam-parecidos-com-os-seres-humanos_02

O evolucionista também acredita que o surgimento da raça humana foi totalmente casual e possivelmente não aconteceria de novo, mesmo se houvesse as mesmas condições. Mas, se de alguma maneira hipotética, fôssemos visitados e apresentados aos alienígenas, e nos depararmos com uma espécie com forma semelhante à nossa, como poderíamos explicar esse fato?

e-possivel-que-alien-sejam-parecidos-com-os-seres-humanos_03

A resposta mais plausível para esse fato é a Panspermia.

É a hipótese que as sementes da vida estão em todo o Universo, e que a vida na Terra começou quando uma dessas sementes chegou por aqui através de meteoros, cometas e etc. A panspermia tanto pode ser interestelar quanto interplanetária.

Não apareceu ainda nenhuma evidência forte para contestar a teoria, e em 2008 cientistas europeus e norte-americanos encontram DNA e RNA dentro de um meteorito na Austrália, fazendo que essa possibilidade seja mais viável do que a hipótese de que humanoides poderiam evoluir independentemente em outro lugar.

Mas alguns cientistas e especialistas acreditam que ainda assim deveria haver uma intervenção externa para explicar a existência de alienígenas humanoides, e segundo o que a bióloga Joan L. Slonczewski contesta, a panspermia só realmente aconteceria no nível microbiano, ou seja em pequenas criaturas como micróbios.

Uma outra teoria plausível é a teoria da evolução convergente que é a aparência independente da mesma característica, em diferentes linhagens. Por exemplo, nossas raças de seres humanos evoluíram em alguns aspectos como desenvolver polegar opositor, para manuseio de ferramentas, ou andar de pé, de forma ereta. Partindo desse pressuposto, alienígenas também podem ter evoluído de maneira parecida, mas não necessariamente idêntica à nossa. Mas algumas evoluções semelhantes à nossa, como por exemplo, andar com a postura ereta, também foi uma evolução notada em espécies diferentes da nossa, como suricates e velociraptors.

Portanto, a partir da teoria da evolução convergente, é possível pensar em alienígenas com forma semelhante à nossa, por ser funcional e talvez necessária, assim como foi para nossa e outras espécies de animais, como as asas de insetos, pássaros e morcegos. Outra característica que chama atenção para essa suposta semelhança é a simetria bilateral, o que faz com que nosso corpo seja “espelhado”, por exemplo, uma orelha, olho, perna, mão, braço e dentre outros membros em ambos os lados do corpo.

A simetria bilateral pode ser vista por várias vezes na evolução de organismos na Terra. Sendo assim, esse tipo de simetria pode ser uma característica que temos em comum com outras espécies independentemente de onde são e da forma de seus corpos. Sendo assim, quando vemos alienígenas representados nas diversas situações com simetria bilateral, pode parecer muito com um humanoide. Cientistas concluem que esses dois fatores, a simetria bilateral e a evolução convergente, fazem com que os extraterrestres se assemelhem fisicamente com nós, os seres humanos.

Porém, descobrir isso, de fato, só será possível quando alienígenas fossem apresentados a nós da Terra, e pode demorar muito até estarmos evoluídos e preparados para tal evento.

[ Gizmodo ] [ Fotos: Reprodução / Gizmodo ]

Jornal Ciência