Mulher fica cega e quase morre de infecção generalizada após simples glitter cair em seu olho

de Otto Valverde 0

Erica Diaz estava fazendo um cartão artesanal juntamente com sua filha, mas ela jamais imaginou que sua vida mudaria por completo a partir daquele dia.

A escritora e cantora de North Lauderdale, na Flórida – EUA, estava com sua filha Zoey fazendo cartões de Dia dos Namorados no ano passado, quando resolveu adicionar um pouco de glitter para deixá-lo com brilho dourado. Ao limpar toda a bagunça, percebeu que tinha uma “partícula” minúscula de glitter em seu olho e que não queria sair. Foi o suficiente para desencadear uma infecção gravíssima.

cega-por-glitter-no-olho

A cantora de 33 anos se viu próxima da morte ao desenvolver infecção generalizada. Os médicos tentavam, ao mesmo tempo, salvar sua vida e evitar que a situação do olho ficasse ainda pior, mas foi impossível salvá-lo, e Erica tornou-se cega do olho esquerdo, necessitando removê-lo.

Eu me despojei de todas as vaidades e coisas que achava bonito e descobri que mesmo gordinha ou parecendo uma ciclope, eu ainda era uma mulher bonita, ainda era uma bela humana e sou grato por isso”, comentou em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.

cega-por-glitter-no-olho_01

Durante o incidente, ela tentou lavar o olho com soro fisiológico, em casa, mas o glitter persistia em continuar. Incapaz de dormir, procurou um médico e recebeu colírios para melhorar o aspecto do olho vermelho. Dias depois, foi hospitalizada com um “buraco” em sua córnea. Os médicos do Bascom Parlme Eye Institute – em Miami – ficaram perplexos. “O buraco cresceu de 1 milímetro para 7 milímetros em uma semana”, disse ela.

Ela recebeu uma combinação de 12 colírios de alta potência, mas alguns lhe causaram dores intensas e reações adversas. Em seguida, precisou passar por um transplante de córnea, mas a cirurgia foi considerada um “desastre”. Ela diz que a anestesia não fez efeito, necessitando de anestesia geral para realizar o procedimento.

Quando os cirurgiões começaram os procedimentos, perceberam que o olho estava repleto de pus. Decidiram então limpá-lo e aguardar mais alguns dias para um segundo transplante de córnea. O segundo também foi um fracasso pelo excesso de pus. Então, os médicos retiraram o vítreo – substância gelatinosa e transparente    que preenche a parte interna e posterior dos olhos. Após os procedimentos, pequenos tumores começaram a surgir, e ela precisou retirar o olho por completo.

cega-por-glitter-no-olho_03

Após meses de sofrimento, ela recebeu uma prótese ocular para tornar sua aparência mais estética. Ela também publicou um pedido de ajuda no site do GoFundMe para arrecadar dinheiro e pagar despesas médicas, já que apenas um colírio usado custou mais de 1.000 dólares.

Ela disse entender que passou por uma experiência “anormal” e pede que as pessoas não tenham medo ou se afastem do uso de glitter.

[ Daily Mail ] [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência