Alerta: tatuagem de henna deixa mulher com queimaduras e cicatrizes permanentes

de Redação Jornal Ciência 0

Mary Bates, da Inglaterra, precisará dar um passo atrás no sonho de se tornar uma modelo. Ela teve queimaduras graves em sua perna esquerda devido a uma tatuagem de henna que fez durante uma viagem de férias à Turquia.

Uma semana depois de fazer a tatuagem, Mary resolveu retocá-la. Foi justamente aí que sua perna começou a inchar e a inflamar, obrigando-a a procurar ajuda médica. Os médicos tentaram tratar suas feridas antes de encaminhá-la ao Hospital Chelsea and Westminster, especializado em queimaduras. “Pedaços de minha pele estavam saindo. Era nojento, parecia carne aberta. Os médicos disseram que foi a pior lesão de henna que já tinham visto”, relatou.

queimadura-por-henna-tatuagem_01

Os testes revelaram que as queimaduras foram causadas pela p-fenilenodiamina, uma substância estritamente controlada ao redor do mundo usada em corantes para tintas de cabelo e que deixou a pele da garota permanentemente danificada pela tatuagem, que era para ser temporária.

queimadura-por-henna-tatuagem_02

Agora, Mary talvez desista dos desfiles de moda que faria para tentar alavancar sua carreira de modelo. Ela ainda não se sente confortável para mostrar sua marca permanente. Além disso, Mary nunca mais poderá tingir seu cabelo de outra cor, pois a química presente nos produtos (PPD) pode causar um choque anafilático na garota.

De acordo com Christopher Flower, biólogo, toxicologista e diretor-geral da Cosmetic, Toiletry and Perfumery Association, a henna negra pode causar reações alérgicas frequentemente. “A tatuagem de henna temporária apresenta risco significativo de uma reação adversa muito desagradável. Também aumenta o risco de você não poder usar tinturas de cabelo no futuro [por desenvolver resposta alérgica a substância] ou ter uma reação ruim a elas se os avisos forem ignorados. O conselho é claro: por favor, evite as tatuagens de henna”, concluiu.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência