Estudantes norte-americanos inventam tatuagem à prova de arrependimento que dura apenas um ano

de Merelyn Cerqueira 0

Para quem já desenhou a pele por algum motivo efêmero e aceitou passar pelo processo de remoção de tatuagens sabe o quão complicado e doloroso ele pode ser – além de caro.

O fato é que, em teoria, as tatuagens são para a vida toda, e por isso, estão sempre sujeitas ao arrependimento. Pensando nisso, um grupo de estudantes de engenharia de Nova York fundaram a Ephemeral Tattoos. A ideia da empresa vem como uma solução para quem não quer um compromisso de longa data com uma tatuagem: uma tinta que dura apenas um ano na pele.

Conforme relatado pela Super Interessante, o processo é feito da mesma forma que a tatuagem convencional: o tatuador perfura a epiderme, camada externa da pele, para aplicar a tinta na derme, segunda camada. Logo, a cicatrização acontece. E como o corpo trata todo o processo como um machucado, o sistema imunológico inicia uma “cascata de inflamação” – para que os anticorpos sejam enviados até a área tatuada. Porém, no caso da tatuagem convencional, a tinta possui um pigmento com partículas muito maiores que os glóbulos brancos, não tendo condições de absorvê-la. Dessa forma, com o passar do tempo, a tatuagem pode até desbotar, mas nunca vai sair.

No caso da Ephemeral Tattos o diferencial está nesse pigmento, que possui partículas menores que podem ser absorvidas e eliminadas pelo corpo. Assim, para que ela não saia tão rápido da pele, os engenheiros criaram uma cápsula protetora que envolve o pigmento – feita de um material que se desgasta, naturalmente, ao longo de um ano. Além disso, ainda produziram uma solução removedora, para o caso de alguém não querer esperar os 365 dias. Ela é aplicada com a agulha convencional do tatuador através do mesmo processo.

Contudo, o produto ainda está em fase de testes. Segundo a Super, a necessidade é descobrir, qual o período exato de duração da tinta. Por exemplo, os inventores acreditam que ela saia completamente após uma semana ou mês após o período de um ano. Eles estimam que a Ephemeral Tattoo possa ser lançada oficialmente em 2017.

[ Super Interessante ] [ Foto: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência