Tatuagem nos olhos: entenda por que você não deve cogitar fazer isso!

de Merelyn Cerqueira 0

A prática existe há mais de dois mil anos. Contudo, ganhou atenção em 2010, quando dois presidiários norte-americanos, David Boltjes e Paul Inman, tatuaram, de dentro da cadeia, o fundo dos olhos de vermelho e azul.

A técnica, consiste na aplicação de uma tinta específica na região da esclera (a parte branca dos olhos) e não é realizada pela maioria dos tatuadores. Além da mudança de cor dessa região dos olhos, há ainda a cirurgia para mudar a coloração da íris (estrutura que dá cor aos olhos) e que já foi realizada até por alguns brasileiros.

Presidiários ganharam fama mundial após tatuarem os olhos.
Presidiários ganharam fama mundial após tatuarem os olhos.

Obviamente que essas práticas não são recomendadas por especialistas, somente em casos de necessidade e onde há acompanhamento médico. “Às vezes não acontece nada, mas pode dar um problema irreversível. Você pode estar se mutilando”, disse o Dr. Leonardo Marculino, oftalmologista do Hospital CEMA, em entrevista ao jornal Hoje em Dia. Esse tipo de procedimento pode vir acompanhado de complicações de curto e médio prazo. Segundo Marculino, os riscos incluem inflamações, catarata, glaucoma e até mesmo cegueira.

Paciente que realizou um implante de um disco de material plástico para mudar a cor dos olhos de castanho para azul.
Paciente que realizou um implante de um disco de material plástico para mudar a cor dos olhos de castanho para azul.

No caso da tatuagem de olho, apenas cinco tatuadores em todo o mundo a realizam. Aqui no Brasil, Rafael Leão Dias, de Jundiaí, interior de São Paulo, já realizou esse tipo de procedimento, chamado “eyeball tatto”, em cerca de 13 brasileiros. Ele afirmou ter estudado a técnica por dois anos antes de começar a realizá-la. O procedimento feito por ele, que custa em média mil reais, é feito com uma tinta especial importada dos Estados Unidos e ele a aplica em três pontos do olho. O material é inserido através de uma seringa com agulha curvada, contudo, ele afirmou que não há perfuração.

tatuagem-nos-olhos_01

De acordo com Paul Inman, o presidiário que tatuou a esclera de dentro da cadeia, o procedimento é doloroso. “É como se alguém tivesse tocando picadores de gelo ou facas nos olhos”, disse ele em entrevista ao canal MSNBC. Ele não revelou como arranjou a tinta ou como fez a tatuagem. “Você não pode usar pistola de tatuagem convencional ou caseira. Você pode usar uma agulha hipodérmica, mas não estou dizendo que é o que usamos”, explicou.

Sobre o procedimento de mudança da cor da íris, Marculino alertou para o fato de que vários pacientes que colocaram lentes dentro do olho com o objetivo de mudar a cor acabaram perdendo a visão. “A pessoa vai estar se submetendo a uma operação sem garantias funcionais”, orienta.

tatuagem-nos-olhos_03

Ele também afirma que se realizada de modo errôneo, o contato entre a lente e a íris pode gerar uma descompensação da córnea. Esse tipo de procedimento é recomendado apenas para pessoas que perderam a visão (total ou parcial), para melhorar a aparência estética dos olhos. “Quando essa parte não é branca, o procedimento é arriscado. Mesmo quando é realizado em pessoas que já não têm a visão em um dos olhos, pode haver inflamações”, acrescentou.

[ Hoje em Dia / Megacurioso ] [ Foto: Reprodução / Megacurioso ]

Jornal Ciência