Você consegue ver 2 rostos nesta imagem? Sua resposta mostra se você tem traços de esquizofrenia!

de Julia Moretto 0

A esquizofrenia ataca cerca de 1% da população e é uma doença crônica. Seus sintomas podem apresentar delírios, alucinações, problemas com o pensamento, com a concentração e com a motivação.

Além disso, as pessoas que sofrem desse fenômeno apresentam a dificuldade de distinguir o real do não real.

Porém, nem sempre essas condições estão presentes. Quando um paciente com esquizofrenia realiza um tratamento, o quadro apresenta melhora. No entanto, os especialistas afirmam que ainda não há cura para a doença.

Por meio deste teste, é possível identificar características da sua personalidade ainda não conhecidas. É importante lembrar que caso o resultado do teste não é um diagnóstico da doença.

Um dos exercícios é analisar a imagem abaixo e detectar o lado saliente da máscara e o seu lado oco. Caso você esteja vendo o lado sobressalente da máscara, sua mente é saudável.

Agora, se você conseguir identificar os dois lados, você possui processos cerebrais diferentes dos de grande parte da população e não cai nesse tipo de ilusão.

teste-psiclogico_1

Agora, a nova etapa é responder diversas perguntas o mais rápido possível – no máximo 10 segundos. O que um bule e um barco tem em comum? Qual a relação existe entre um carro de corrida e um tornado? O que tem em comum entre um sapato e um lápis?

Você teve dificuldade de responder as questões? Fique tranquilo, pois seu cérebro é saudável. Caso conseguiu responder em um curto tempo, você possui uma condição cerebral diferenciada, que pode indicar alguma genialidade ou patologia.

Respostas corretas

Caso você tenha respondido que a semelhança entre o bule e o barco é o vapor, que o carro de corrida e o tornado dão voltas e que o sapato e o lápis deixam sua marca, saiba que isso indica traços de esquizofrenia.

Já se você respondeu que os objetos não possuem nenhuma semelhança, você tem um pensamento normal e saudável.

Em que se baseia o teste?

Conhecido como “método de oposições”, o teste ajuda a identificar uma consciência generalizada. Caso você pergunte para uma pessoa “aparentemente saudável” a relação entre um corvo e uma secretária, por exemplo, é comum que a pessoa não saiba responder. Já uma pessoa com esquizofrenia, consegue identificar opções detalhadas entre os dois componentes.

Superdotado x esquizofrênico

A grande diferença é que as pessoas que sofrem da doença respondem de imediato, enquanto superdotados precisam se esforçar para eliminar as opções mais simples e encontrar a resposta correta.

Fonte: Para os Curiosos Fotos: Reprodução / Para os Curiosos

Jornal Ciência