Usuários de maconha têm risco aumentado de ataques cardíacos, segundo estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Um estudo realizado por pesquisadores de Ohio afirmou que usuários de maconha apresentaram um risco três vezes maior de desenvolver doenças cardíacas e quatro vezes maior de sofrerem ataques cardíacos.

Os resultados, de acordo com o Daily Mail, são uma surpresa, uma vez que a droga, na maioria das vezes, desperta preocupações sobre a saúde mental. 

Os pesquisadores norte-americanos descobriram que em um período de cinco anos, usuários regulares na faixa dos 20 anos tinham três vezes mais chances de sofrerem infartos.

Enquanto que os de 30 anos apresentaram uma probabilidade 4,6 maior de desenvolver doenças cardíacas em relação aos que não usavam a droga.

Até o momento, a maiorias das preocupações envolvendo os efeitos a longo prazo da droga centrava-se na associação dela a distúrbios mentais, como depressão e esquizofrenia.

No entanto, o presente estudo, que foi apresentado recentemente em uma conferência anual realizada pelo Colégio Americano de Cardiologia, em Washington, DC, alimentou preocupações de que os riscos podem chegar ao coração.

Os pesquisadores, da Case Western Reserve University em Cleveland, Ohio, descobriram a relação após compararem registros de saúde de 210 mil usuários com 10 milhões de não usuários.

Eles observaram que os usuários tendiam a ter pressão arterial mais alta do que os não usuários, bem como eram mais propensos a beber mais, fumar cigarro e ter diabetes do tipo 2, além das chances aumentadas de ataque cardíaco.

“A legalização da cannabis está crescendo em apoio aos EUA e em todo o mundo, o que significa que mais cardiologistas vão notar que seus pacientes apresentarão maiores efeitos colaterais”, disse o autor principal do estudo Dr. Tarek Chami. 

“Até agora tem havido pouca investigação sobre o efeito da cannabis sobre o sistema cardiovascular, e este é um primeiro passo à frente de novos estudos sobre a droga”, concluiu.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência