Tartaruga-gigante resgatada há 20 anos, realiza nova tomografia e tem resultados incríveis

de Julia Moretto 0

Antiopi, uma tartaruga-gigante, foi encontrada sofrendo na costa grega nos anos 1990. Os especialistas acreditam que ela tenha se ferido ao colidir com um barco ou em uma disputa com um pescador, e a enviaram para o centro de resgate no Reino Unido.

Após 20 anos, Antiopi foi submetida a uma nova tomografia computadorizada (TC) para os cientistas entenderem a extensão de suas lesões e proporcionar uma visão sobre lesões cerebrais em tartarugas. A tomografia usou o raios-x e imagens computadorizadas para criar detalhadamente a figura transversal do interior do corpo.

tartaruga-gigante_1

O projeto é uma colaboração entre a Royal Veterinary College, em Londres, e o Mar Scarborough Life Sanctuary, em Yorkshire, onde a tartaruga tem vivido desde que foi resgatada. Os exames foram realizados em julho, mas os resultados acabam de ser analisados pelo santuário de vida marinha.

Ele confirmou que Antiopi sofreu grandes danos na parte traseira de seu cérebro. Os testes neurológicos também observaram uma correspondente falta de sensibilidade na região inferior esquerda de seu corpo“, comentou Lyndsey Crawford, responsável pelo aquário.

Surpreendentemente, o exame também revelou que ela estava carregando ovos. No entanto, como ela não teve um companheiro durante anos, os ovos não foram fertilizados. “Ela está de volta na piscina tanque oceânico, como se nada tivesse acontecido“, acrescentou Crawford.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / IFL Science ] 

Jornal Ciência