Saiba por que, em alguns lugares, é proibido sorrir em fotos de documentos

de Merelyn Cerqueira 0

Se você já foi advertido por um fotógrafo de que é proibido sorrir na hora de registrar uma foto para um documento, certamente deve ter ficado em ficado em dúvida sobre os motivos para isso.

 

Embora não seja em uma proibição expressa legalmente, ela é utilizada por alguns órgãos expedidores de documentos. A verdade é que o problema não está exatamente no sorriso, mas sim qualquer careta que dificulte o reconhecimento facial. Os órgãos prezam por expressões neutras que facilitem a identificação de uma pessoa a fim de evitar fraudes.

Recentemente, órgãos expedidores norte-americanos, como DMV (Departamento de Veículos Automotores) têm investido no aprimoramento de seus softwares para evitar fraudes.

 

Segundo eles, o sorriso, por mais inofensivo que seja, pode ser um problema, considerado que um indivíduo mal-intencionado pode querer tirar o mesmo documento duas vezes.

 

De acordo com Takeo Kanade, professor de robótica na Carnegie Mellon University, na Pensilvânia, os dispositivos atuais usados nos EUA possuem uma grande dificuldade em reconhecer rostos sorridentes, de modo que em alguns estados, especialmente na Virgínia, os funcionários são extremamente rigorosos quanto à expressão facial em fotografias.

[ Fonte: Super ]

[ Fotos: Reprodução / Super ]

Jornal Ciência