TOP 12 fotos que mostram que a Amazônia é mais incrível do que se pensa

de Gustavo Teixera 0

A Amazônia talvez seja um dos lugares mais impressionantes do Planeta. Existem coisas em sua floresta que só são possíveis de encontrar lá. Confira 12 fotos que mostram que a Amazônia é mais incrível do que se pensa.

 

1 – Lagarto “Jesus”

Esse lagarto chamado basilisco costuma descansar em galhos próximos de pequenos lagos. Quando está ameaçado, ao invés de fugir pela floresta, ele corre pela superfície da água. Isso acontece devido a uma combinação de anatomia e velocidade. Ele possui patas traseiras com dedos longos e uma estrutura que se desdobra quando se atinge a água e cria bolhas de ar que o fazem caminhar sob a água.

 

2 – Escuridão

fotos-amazonia-02

Na Amazônia, as copas das árvores são tão densas que chegam a bloquear em 99% a luz solar em alguns lugares mais remotos.Isso causa um tipo de escuridão que beneficia alguns animais. O efeito provocado por esse bloqueio em uma escala maior pode regular a temperatura da Terra.

 

3 – Gigante

fotos-amazonia-03

A Amazônia ocupa uma área gigante. Ela possui 3,5 milhões de quilômetros quadrados e é maior do que muitos países do mundo.

 

4 – Árvore “dinamite”

fotos-amazonia-04

As árvores dão frutos para espalhar suas sementes. Mas a árvore dinamite faz esse processo de maneira diferente. Os frutos dessa árvore explodem e podem enviar as sementes a uma distância de até 45 metros.

 

5 – Sapo-de-vidro

fotos-amazonia-05

A Amazônia possui uma variedade de sapos e rãs. Mas, um dos mais surpreendentes é o sapo-de-vidro, que possui a pele transparente, sendo possível até mesmo ver seus órgãos.

 

6 – Sapos venenosos

fotos-amazonia-06

Como a Amazônia possui essa diversidade de anfíbios, muitos podem ser perigosos. Alguns sapos venenosos podem matar pessoas somente ao serem tocados.

 

7 – Peixe candiru

fotos-amazonia-07

Esse peixe é um tanto quanto inconveniente. Ele vive nos rios da Amazônia e entra na uretra dos pênis dos seres humanos.

 

8 – Areia do Saara

fotos-amazonia-08

Apesar de estarem milhares de quilômetros de distância, ventos transatlânticos levam a areia do Deserto do Saara na África para a Amazônia para fertilizá-la.

 

9 – Peixe-elétrico

fotos-amazonia-09

O peixe-elétrico é um dos mais interessantes do Rio Amazonas. Ele emite uma carga elétrica, e quando alguma pessoa ou predador toca o animal, recebe uma descarga forte.

 

10 -Plantas misteriosas

fotos-amazonia-10

As plantas da Amazônia são usadas em grande parte dos medicamentos populares. Mas, cerca de 99% das espécies de plantas da Amazônia não foram estudadas ou analisadas.

 

11 – Tribos isoladas

fotos-amazonia-11

Em alguns lugares mais remotos da Amazônia, existem tribos isoladas que ainda não tiveram contato com outros seres humanos. Uma dessas tribos foi registrada de um avião.

 

12 – Um rio sob o outro

fotos-amazonia-12

Sob o rio Amazonas, corre um outro rio chamado Hamza, capaz de transportar 40 vezes mais a quantidade de água que o rio Tâmisa, da Inglaterra.

[ Travel Tips ] [ Fotos: Reprodução / Travel Tips ]

Jornal Ciência