Pesquisa afirma que cannabis pode melhorar a visão noturna

de Julia Moretto 0

Segundo um recente estudo publicado na revista eLife, a cannabis ajuda a enxergar no escuro. Enquanto os cientistas ainda não têm evidências de que fumar maconha possa melhorar a visão noturna em humanos, os resultados desta pesquisa sugerem que esse poderia ser o caso.

A maconha contém compostos como THC que se ligam aos receptores de canabinóides no cérebro. Entre eles, um receptor conhecido como CB1, que controla várias sensações. Curiosamente, nós temos uma elevada concentração de receptores de CB1, o que sugere que a cannabis, provavelmente, tem um efeito sobre a visão.

Para investigar, os autores do estudo aplicaram canabinóides sintéticos ao tecido ocular de girinos de sapo e, com ajuda de minúsculos eletrodos, analisaram como a substância modificou a atividade dos neurônios da retina – conhecidos como células ganglionares da retina (CGR). Leituras indicando um pico na atividade das CGR devido à presença de canabinóides sugerem que a ativação de receptores CB1 aumenta a sensibilidade destas células.

Para confirmar isso, a equipe colocou os girinos em uma placa de Petri, juntamente com alguns pontos pretos que foram projetados para se parecerem com predadores, de modo que os girinos procurassem evitá-los. Em condições de pouca luz, os girinos que receberam canabinóides foram muito melhores em evitar estes pontos do que os que não tinham sido tratados com a droga, indicando que as suas CGR se tornaram mais sensível à luz.

Os investigadores explicam que a ligação dos canabinóides com os receptores de CB1 resultou na inibição de uma proteína chamada NKCC1, que transporta íons de cloreto, potássio e sódio através das membranas neuronais. O bloqueio deste transportador diminui o número de íons de cloreto carregados negativamente dentro dos neurônios, o que faz com que as membranas se tornem hiperpolarizadas, resultando no aumento da atividade elétrica.

Embora seja preciso mais pesquisa para confirmar se a cannabis produz o mesmo efeito em seres humanos, o resultado deste estudo forneceu um material interessante para pensar como a comunidade científica deve abordar as propriedades medicinais da droga.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência