Pela primeira vez, momento de ovulação é registrado

de Julia Moretto 0

De acordo com Jacques Donnez, da Universidade Católica de Louvain (UCL) em Bruxelas, na Bélgica, “a liberação do óvulo do ovário é um evento crucial na reprodução humana”. Por esse motivo, imagens como essa são fundamentais para que o mecanismo seja estudado.

ovulo-1

ovulo-2

ovulo-3

Capturar o momento da ovulação humana é uma tarefa extremamente difícil. Jacques a captura das imagens, publicadas na revista científica Fertility and Sterility, ocorreu por acidente no momento em que preparava uma histerectomia parcial em uma mulher de 45 anos. Segundo ele, a liberação do óvulo era considerada um momento rápido, porém as imagens mostram que o fenômeno pode levar cerca de 15 minutos.

Momentos antes da liberação do óvulo, as enzimas decompõem o tecido do folículo maduro – uma bolsa contendo fluido no local do ovário com o óvulo. Essa reação resulta na formação de uma protuberância avermelhada e logo em seguida aparece um buraco, pelo qual o óvulo emerge envolto por células de apoio. Logo em seguida ele entra na trompa uterina, que o envia até o útero.

Mesmo não existindo aplicações médicas imediatas para as imagens, Darryl Russel, que pesquisa sobre saúde reprodutiva na Universidade de Adelaide, na Austrália, comenta que elas são incríveis, “em animais, mesmo quando nós controlamos os níveis hormonais, não podemos prever o momento da ovulação, é muito raro de vê-lo durante seu progresso”.

[ New Scientist ] [ Foto: Reprodução / New Scientist ]

Jornal Ciência