Vídeo impressionante mostra como o processo de ovulação ocorre dentro do ovário

de Merelyn Cerqueira 0

Se você não se lembra mais das aulas de biologia que teve na escola, então vamos relembrar como o processo de ovulação ocorre no corpo.

 

Primeiramente, ovulação é o nome de um processo que ocorre uma vez a cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais acionam os ovários para liberar um óvulo.

Durante a primeira parte de cada ciclo menstrual, um dos óvulos cresce e amadurece. Então, conforme a ovulação se aproxima, o corpo aumenta a produção de um hormônio chamado estrogênio, que causa o espessamento do revestimento do útero e ajuda a criar um ambiente apropriado para receber um potencial embrião.

 

Os níveis mais altos de estrogênio também acionam o aumento súbito de outro hormônio, conhecido como LH (hormônio luteinizante). Quando isso acontece, há a liberação do óvulo maduro, que ocorre normalmente entre o 12º e 16º dias antes do início da menstruação. 

 

A ovulação geralmente ocorre de 24 a 36 horas após o aumento do LH, caracterizando um pico que é muito bom para prever o período de fertilidade de uma mulher, especialmente se ela tentando engravidar. O óvulo pode ser fertilizado por 24 horas após a ovulação. Quando isso não acontece, ele é eliminado junto ao revestimento do útero em forma de menstruação, marcando também o início do próximo ciclo menstrual.

Não entendeu ainda como tudo isso funciona? Que tal um vídeo explicativo? Ele foi publicado na página Medical Videos e mostra o momento em que um óvulo deixa o ovário. Confira:

Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência