Elas podem ocorrer devido ao impacto entre ventos contínuos, indo em direções contrárias e com temperaturas específicas.

Esse tipo raro de nuvem, conhecida como “Manhã de Glória” pode se esticar por até 1.000 quilômetros de extensão, ocorrer em até dois quilômetros de altura e se mover a 60 km/h. Embora nuvens semelhantes tenham sido vistas em lugares de todo o mundo, elas mais previsivelmente ocorrem durante a primavera de Burketown, Queensland, na Austrália.

Também são chamadas de “rolo” entre os especialistas climáticos, e tratam-se de longos tubos circulares de ar que se formam quando os fluxos de umidade e ar em resfriamento encontram uma camada de inversão – ocorre quando a temperatura do ar aumenta em razão da altitude.  Apesar de belas, elas podem causar turbulências perigosas, e é por isso que durante o mês de setembro, alguns pilotos que já conhecem o fenômeno costumam voar sempre acima delas.

nuvens-manha-de-gloria_01

A imagem de capa foi registrada em 2009 pelo fotógrafo Mick Petroff e publicado no blog da NASA, Astronomy Picture of the Day. Ele conseguiu avistá-las dentro de seu avião enquanto voava perto do golfo de Carpentaria, na Austrália.  

nuvens-manha-de-gloria_02

nuvens-manha-de-gloria_03

nuvens-manha-de-gloria_04

nuvens-manha-de-gloria_05

[ Fonte: Astronoo / NASA ]

[ Fotos: Divulgação / Astronoo ]

Jornal Ciência