O polêmico método de colocar o bebê em contato com bactérias vaginais

de Gustavo Teixera 0

Há um novo hábito causando polêmica entre as mães: o “seeding” ou “semeadura” em português é o método que tem como objetivo colocar o bebê que nasceu por cesariana em contato com bactérias do canal vaginal da mãe, com a objetivo de reduzir o risco de algumas doenças.

A técnica baseia-se em pegar um pedaço de gaze encharcada em soro fisiológico estéril, dobrá-la como um absorvente interno e inseri-lo na vagina da mãe. Uma hora antes do parto, a gaze deve ser retirada e colocada em um recipiente estéril. Assim que o bebê nascer, os fluidos devem ser aplicados na boca, rosto e depois no corpo da criança. O procedimento surgiu na Austrália e é apoiado por alguns estudos.

Uma pesquisa da Universidade de Nova Iorque, publicado na revista Nature Medicine, sugere que os nascidos por cesariana assumam uma microbiota diferente da microbiota contida nos bebês que passaram pelo parto natural, e essa diferença está sendo associada ao aumento de risco de doenças imunológicas e metabólicas.

Portanto, a semeadura vaginal é recomendada, embora nem todos os profissionais compartilhem essa visão. Na opinião dos especialistas, existe o risco de transferir bactérias, como clamídia, gonorreia ou vírus do herpes simples, que podem causar infecções graves.

“Simplesmente não há evidências que sugiram que isso traga benefícios e pode causar riscos potenciais” critica o Dr. Aubrey Cunnington, médico do Imperial College de Londres.

Muy Interessante ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ] 

Jornal Ciência