Na Etiópia, nova espécie de leão é descoberta

de Gustavo Teixera 0

Alguns leões do zoológico Addis Ababa, na Etiópia, possuem uma juba escura que se estende até a barriga. Descobriram que essa diferença não é somente física, mas trata-se de uma outra espécie de leões.

Para confirmar esse fato, uma equipe de pesquisadores comparou o DNA de 15 leões com o DNA de leões selvagens, concluindo que existe uma distinção genética considerável. Foram pedidas ações urgentes para a conservação desta espécie.

leao_02

“Uma grande parte da diversidade genética entre leões provavelmente foi perdida, em especial por causa de influência humana. Todo esforço deve ser feito para preservar ao máximo o patrimônio genético dos leões”, disse Susann Bruche, do Imperial Collegede Londres, Inglaterra.

Eles acreditam que vão encontrar outros animais desta espécie em ambiente selvagem, mas apontam que vão cuidar das espécies que já estão em cativeiro: “Nossos resultados mostram que os leões do zoológico têm diversidade genética suficiente para garantir um programa de procriação em cativeiro”, pontuou Bruche.

As autoridades da Etiópia disseram que existem leões semelhantes vivendo no leste e nordeste do país, e isso deve facilitar a busca e preservação desta nova espécie.

Fonte: Io9 Fotos: Reprodução / Io9

Jornal Ciência