Leoas desenvolvem jubas e se comportam como machos em reserva africana

de Julia Moretto 0

Pesquisadores estão publicando um artigo sobre cinco leoas com juba e comportamento masculino em Moremi, em Botsuana. Uma das fêmeas observadas ruge, marca o território e tenta acasalar com outras fêmeas. O grupo, liderado pelo zoólogo britânico Geoffrey Gilfilla, da Universidade de Sussex, denominaram essa leoa como SaF05, que remete ao lesbianismo. 

Os pesquisadores afirmam que essas fêmeas possuem genitais femininos completos e não apresentam pseudo-pênis ou qualquer outra característica que sugira hermafroditismo. A única diferença observada é que os lábios e o clitóris são maiores se comparados com os de uma fêmea normal.  

leoas-com-juba-se-comportam-como-leoes_1

A explicação para essa diferença pode ser um elevado nível de testosterona. O oposto pode ocorrer em machos castrados, nos quais a juba começa a desaparecer devido à baixa produção de hormônio. Segundo pesquisas realizadas por veterinários, é possível observar uma anomalia nos ovários de algumas fêmeas, que aparentam simplesmente produzir mais testosterona. Outro aspecto curioso é que essas leoas são estéreis, característica resultante dos altos níveis do hormônio androgênico.

[ El País ] [ Foto: Reprodução / Simon Dures via Diário de Biologia ]

Jornal Ciência