Terremotos podem desencadear atividade vulcânica do “Portal para o Inferno” na África

As imagens de satélite da NASA descobriram novas fissuras abrindo-se perto do “Gateway to Hell” na África – mais conhecido oficialmente como vulcão Erta Ale, na Etiópia.

 

Os cientistas acreditam que a atividade tectônica próxima esteja movimentando grandes quantidades de lava podendo provocar uma possível erupção. A região possui dois lagos de lava que ficaram borbulhando e queimando por décadas. É um dos pontos turísticos naturais mais espetaculares do mundo, mas você não gostaria de chegar muito perto: a temperatura da lava dentro desses caldeirões atinge por volta de 1.100 graus Celsius (2.012 graus Fahreneheit).

 

De acordo com relatos de testemunhas oculares, os níveis do lago de lava aumentaram significativamente nas últimas semanas, produzindo “transbordamentos maciços” e “salpicos intensos” em cima das novas fissuras capturadas pelos satélites da NASA no flanco sudeste do vulcão, a 7 km do cume.

GateOfHellVolcano

A imagem acima foi capturada pela câmera Operational Land Imager (OLI) da NASA montada a bordo do satélite Landsat 8: combina sinais de luz natural infravermelha e de cor curta para identificar fumaça, bem como áreas de aumento de temperatura que normalmente seriam invisíveis a olho nu. Os pontos quentes infravermelhos são marcados em vermelho na imagem, indicando os canais de lava transbordando.

 

Estes são os primeiros fluxos além da cratera do vulcão que foram vistos em uma década, de acordo com Gezahegn Yirgu da Universidade de Addis Ababa na Etiópia. Enquanto a área próxima está desabitada, a lava poderia continuar a fluir em direção à cidade de Afdera, relatórios de Nazret.com, e por isso precisa ser monitorada.

 

Portal para o Inferno” e “Montanha de fumaça” são os apelidos que os moradores usam para Erta Vale – e são merecidos. 613 metros (2.011 pés) acima do nível do mar, é um dos 5 vulcões conhecidos a ter lagos de lava. O local faz parte da Depressão de Danakil na Etiópia, onde três placas tectônicas estão se afastando umas das outras à medida que a África e a Ásia se afastam. Em termos de temperaturas médias ao longo do ano, é um dos lugares mais quentes do Planeta.

 

Os corpos de vulcões como este são tipicamente grandes e largos, com declives suaves. Eles são construídos principalmente em torno de fluxos de lava, e são menos explosivos do que vulcões tradicionais porque a composição química da lava de basalto neles é menos provável de ficar ativa.

 

Quanto movimento tectônico ainda é necessário para o vulcão transbordar ainda não está claro, mas os relatórios mais recentes sugerem que alguns dos transbordamentos já pararam – o que significa que os mais corajosos fotógrafos e turistas podem se aventurar a chegar mais perto. Os visitantes anteriores incluem o fotógrafo português Joel Santos, que fez um vídeo dramático da sua viagem. Erta Ale é provavelmente a visão mais esmagadora, irreal e hipnotizante que se pode ter em toda a vida“, disse ele ao Daily Mail.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência