Mulher indonésia sofre com doença rara que causa rigidez profunda em todo o seu corpo

de Merelyn Cerqueira 0

Uma mulher indonésia de 35 anos, identificada apenas como Sulami, de Sragen, Java Central, foi diagnosticada com uma forma rara e incapacitante de Espondilite Anquilosante.

 

Conhecida como “espinha de bambu”, a doença, de natureza inflamatória e crônica, causa rigidez nas articulações da coluna vertebral, fazendo com que uma pessoa seja incapaz de se mover, de acordo com informações do Daily Mail. Ainda, e porque está em um estágio avançado, precisa contar com a ajuda de sua avó, Suginem, uma senhora de 90 anos, para cuidar de suas necessidades mais básicas.

indonesia_2

Durante os últimos 10 anos, Sulami não conseguiu sentar ou até mesmo curvar o corpo, por isso precisa do auxílio de uma vara para andar. Segundo o Departamento de Saúde de Sragen, a condição de Sulami é classificada como uma doença genética rara e ocorre quando a coluna e outras áreas do corpo inflamam. Inicialmente pode causar dores nas costas, rigidez e fadiga extrema. No entanto, os sintomas podem piorar ou desaparecer com o passar do tempo.

indonesia_3

A Espondilite Anquilosante pode ser tratada por meio de fisioterapia, exercícios físicos ou medicação. Cerca de 70 a 90% das pessoas com a condição conseguem permanecer totalmente independentes.

indonesia_4

Apesar de não conseguir afetar a expectativa de vida, em alguns casos a doença pode acabar desencadeando outras condições mais graves, como problemas cardiovasculares, fraturas na coluna vertebral, infecções no pulmão e doença renal.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência