Incrível vídeo mostra chimpanzés usando galhos para pescar

de Gustavo Teixera 0

Os chimpanzés continuam a nos surpreender com suas táticas inteligentes, e muitas vezes humanas.

Embora eles sejam conhecidos por usar ferramentas para coletar alimentos, esses instrumentos diferem dependendo do ambiente. Agora, os pesquisadores descobriram que eles pescam em Bakoun, na Guiné, utilizando galhos longos como varas de pesca para pegar algas. As imagens do comportamento notável foram capturadas como parte do programa “A Cultura Desenvolvida dos Chimpanzés”, lançado em 2010 por pesquisadores do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva em Leipzig, na Alemanha.

chimpanze-pescando-com-vara_01
Em um site de pesquisa temporária em Bakoun, os pesquisadores criaram métodos de observação não invasivos, incluindo armadilhas remotas de câmeras. Depois de notar varas “visíveis” perto de corpos de água, os pesquisadores também colocaram essas armadilhas ao longo de rios e lagoas.

Os pesquisadores criaram métodos de observação não invasivos, incluindo câmeras que conseguiam observas os animais à distância. Depois de notar varas perto de corpos de água, os pesquisadores também colocaram essas câmeras próximas de rios e lagoas. Isso revelou dezenas de chimpanzés pescando algas na água. A filmagem mostra como os chimpanzés mergulham vara na água e arrastam-na de volta depois de terem tempo para coletar as algas. Em seguida, eles recolhem sua ferramenta e comem a alga.

chimpanze-pescando-com-vara_03
As imagens revelaram dezenas de chimpanzés, de todas as idades, pescando algas na água. Este uso particular de ferramentas naturais é exclusivo de Bakoun, dizem os pesquisadores, diferindo muito do comportamento visto em comunidades vizinhas.

Este uso particular de ferramentas naturais é exclusivo de Bakoun, dizem os pesquisadores, diferindo muito do comportamento observado nas comunidades vizinhas. “O uso de ferramentas parece muito diferente do que é conhecido em um local em Bossou, na Guiné, e também diferiu dos relatórios anteriores de recolhimento de algas no Congo“, diz Ammie Kalan do Instituto Max Plank para o centro de estudos Evolutionary Anthropology, nos Estados Unidos.

Todas as idades e sexo de chimpanzés de Bakoun foram vistos nos vídeos pescando algas de um rio, córrego ou lago usando ramos ou galhos como varas-de-pesca. As ferramentas eram em média mais longas e mais resistentes do que as ferramentas utilizadas em Bossou. Algumas varas tinham mais de 4 metros de comprimento”, completou Kalan. Enquanto o método de coleta pode não ser o mesmo, os pesquisadores dizem que a alga verde de água doce pescadas por chimpanzés em Bakoun é do mesmo gênero que em Bossou. Mas em Bakoun, ela cresce no fundo do córrego em vez crescer na superfície, como em Bossou.

O fato de as algas crescerem em locais diferentes pode moldar os tipos de ferramentas necessárias para colhê-las. Sugerimos que as algas provavelmente proporcionem um benefício nutritivo importante aos chimpanzés em Bakoun, especialmente durante a estação seca em que os chimpanzés foram observados pescando algas por até uma hora no mesmo lugar”, diz Christophe Boesch, diretor do Departamento de Primatologia do Instituto Max Planck para o Evolutionary Anthropology

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência