Homem come a placenta da esposa no café da manhã e o vídeo chama a atenção na internet

de Merelyn Cerqueira 0

Ross Watson, 32 anos, de County Durham, Inglaterra, causou espanto em usuários na internet após publicar um vídeo em que aparecia comendo a placenta de sua esposa Heather, 38 anos, que havia dado à luz na semana passada.

O britânico temperou o órgão com pimenta e molho inglês para consumi-lo. Watson disse que estava ansioso para experimentar a placenta, que segundo ele era “comestível e nutritiva”, e como o recém-nascido era seu último filho, considerou que era “agora ou nunca”, segundo informações do jornal inglês Daily Mail.

homem-choca-ao-mostrar-comendo-placenta

Todo o processo foi registrado em fotos e vídeo, que ele publicou em sua página no Facebook e encorajou os amigos a compartilharem. No entanto, os registros deixaram alguns usuários incomodados, caracterizando-os como “vil” e “horrível”. Para Ross, as pessoas estão exagerando e fazendo confusão “por nada”, acrescentando: “Eu aprecio o choque de algumas pessoas, quando, na realidade, não é tão ruim assim. Posso dizer que fiz algo que milhões de pessoas não fariam”.

homem-choca-ao-mostrar-comendo-placenta_1

Na série de imagens o pai de dois filhos aparece esvaziando o conteúdo da placenta e usando um coador na pia para drená-la. Em seguida, ele a coloca em um prato e a dobra. O vídeo ainda acompanha o momento em que ele experimenta o órgão cru, apenas para comparar o sabor. Ele então diz: “Como você sabe, ou algumas pessoas devem estar cientes, eu já disse que vou comer a placenta da minha esposa. Não acho que alguém tenha feito isso recentemente e certamente nenhum marido deve ter feito isso”.

homem-choca-ao-mostrar-comendo-placenta_4

Eu experimentei ela crua, apenas guarnecida com um pouco de sal e pimenta, e não é tão ruim”, disse. “Tomei meu café da manhã e agora tenho alguns pedaços de placenta cozinha aqui que, na verdade, tem um gosto bom”. Ele então experimenta uma pequena quantidade usando as mãos e brinca: “Isso não é tão bom quanto espaguete de cordão umbilical”. Convencido do sabor, ele mastiga e assume que cozido é melhor do que a versão crua.

Ao justificar sua decisão de comer a placenta da esposa, ele explicou que o casal não tem a intenção de ter mais filhos, ou seja seria a última oportunidade que teria. O órgão foi consumido por ele dois dias após o nascimento da criança. Ele explicou ainda que precisou de feijão para ajudar a engoli-la, mas que não foi capaz de comê-la inteira.

Cientificamente falando, até o momento parece que não há evidências ou provas reais de que comer a placenta tenha quaisquer benefícios. No entanto, há mães quem dizem que consumir o órgão ajuda a se recuperar após o trabalho de parto. Um estudo publicado em junho pela revista Archives of Women’s Health analisou os resultados de 10 trabalhos de pesquisas anteriores que falavam sobre os possíveis benefícios de comer a placenta. Ele concluiu que não há provas que fazê-lo seja benéfico para a saúde.

Segundo Louise Silverton, diretora de Obstetrícia no Royal College of Midwives, pode haver potenciais perigos na ação. “As mulheres devem estar cientes de que, como qualquer outra forma de alimento, a placenta pode não cair bem, e por isso, deve haver um certo cuidado sobre como elas são armazenadas”, disse. “Se uma mulher tem a intenção de fazer isso, ela deve antes discutir o assunto com o obstetra, para que todos os arranjos sejam feitos e garantir que ela receba o órgão em boas condições”.

Apesar de o britânico considerar o ato incomum, ele ganhou popularidade ano passando, quando a socialite norte-americana Kim Kardashian afirmou que tinha intenção de fazê-lo. Ainda mais recentemente, a chef de cozinha Bela Gil contou que após o nascimento de sua primogênita, consumiu o órgão misturado a uma vitamina de banana, o que causou certa polêmica nas redes sociais.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência