Cliente sofre Acidente Vascular Cerebral ao lavar a cabeça em salão de beleza

de Gustavo Teixera 0

O britânico Dave Tyler sofreu um AVC ao dobrar cabeça para trás quando foi lavar os cabelos no salão. Este é o mais recente caso da chamada Síndrome de Salão de Beleza.  Tyler recebeu uma indenização do salão de £ 90.000, cerca de R$ 383.000.

Especialistas acreditam que, à medida que o pescoço se estende, a artéria pode esticar e rasgar, ficando completamente bloqueada ou causando um coágulo que restringe o fornecimento de sangue ao cérebro. O engenheiro de som Dave Tyler começou a sofrer dores de cabeça e desmaiou durante uma reunião de negócios dois dias depois de visitar o salão Headmasters na cidade britânica de Brighton em 2011.

homem-sofre-avc-ao-lavar-cabeca
O britânico Dave Tyler sofreu um AVC ao dobrar cabeça para trás quando foi lavar os cabelos no salão. Este é o mais recente caso da chamada Síndrome de Salão de Beleza.

O homem de 45 anos foi levado às pressas para um hospital e, mais tarde transferido para o Hospital Nacional de Neurologia e Neurocirurgia de Londres, onde um médico lhe perguntou: “Você cortou o cabelo recentemente?” Há pouca consciência pública sobre a Síndrome do Salão de Beleza, e os casos são raros, mas os especialistas podem reconhecer os sinais. Médicos disseram a Tyler que ele teve um coágulo de sangue no salão, o que lhe tinha dado as dores de cabeça. O coágulo explodiu dois dias depois, enviando coágulos menores para o cérebro, bloqueando o suprimento de sangue e causando um Acidente Vascular Cerebral, conhecido como síndrome medular lateral.

homem-sofre-avc-ao-lavar-cabeca_01
O engenheiro de som Dave Tyler começou a sofrer dores de cabeça e desmaiou durante uma reunião de negócios dois dias depois de visitar o salão Headmasters na cidade britânica de Brighton em 2011.

Os sintomas incluíram fala arrastada, má coordenação muscular, visão dupla, soluços violentos e perda parcial da sensibilidade a e temperatura. “Eu senti todo o lado do meu corpo ficar entorpecido e enquanto esperava pela ambulância, meus olhos ficaram tremendo e começaram a virar. Isso me deixou enjoado […]. Eu tomei um gole de água sem saber que tinha perdido a capacidade de engolir. A água não ia a lugar nenhum e eu não conseguia respirar. E como não era capaz de engolir, ingeri um pouco do vômito em meus pulmões e desenvolvi pneumonia”, comentou Tyler

Tyler ficou no hospital por três meses e chegou em casa numa cadeira de rodas. Após a fisioterapia, ele agora é capaz de andar com uma bengala, mas ainda sofre dores. “Eu nunca mais vou dirigir porque tenho uma visão dupla permanentemente vacilante”, disse Tyler. Sr. Tyler, que trabalhou com as bandas Simply Red, Radiohead, Blur e Bjork, costumava fazer longas caminhadas pelo campo e navegar de bote com sua esposa Kirsty e suas filhas – Holly, de 11 anos, e Hazel, de 8.

Tyler afirmou que não lhe foi oferecida proteção adequada para o pescoço quando estava lavando os cabelos. “Havia uma camada mínima de toalha”, pontuou. Seus advogados apresentaram uma queixa de responsabilidade contra os diretores do salão, mas o caso foi resolvido antes de chegar ao tribunal, e em fevereiro, Tyler recebeu £ 90.000 – cerca de 383 mil reais.

Cabeleireiros não precisam de qualificações formais para lavar o cabelo de um cliente. A Autoridade da Indústria de Cabeleireiros e Beleza publicou um folheto de treinamento, mas recomenda apenas: “Quando na bacia, certifique-se de que seu cliente esteja confortável e posicionado corretamente para evitar molhar suas roupas e excesso de pressão no pescoço”.

A especialista em cabelos Mary Gill, que forneceu provas para o caso de Tyler, disse que o salão não advertiu os clientes ou funcionários suficientemente sobre os perigos. Tyler acredita que deveria existir a opção de ter os cabelos lavados sem precisar inclinar o pescoço, e que os cabeleireiros em treinamento devem ser informados sobre esses casos.

Na próxima vez que for lavar os cabelos antes de cortá-los em um salão, certifique-se que as normas de segurança estão sendo seguidas para evitar qualquer tipo de acidente.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência